Um homem foi detido na Bélgica na quarta-feira e ficará em prisão preventiva pela presumível ligação ao ataque terrorista de 16 de outubro, em Bruxelas, que vitimou dois adeptos de futebol suecos e feriu um terceiro.

O Ministério Público belga está a investigar a possível ligação deste homem, Lamjed K., à arma usada por Abdesalem Lassoued, o tunisino de 45 anos que levou a cabo o ataque na semana passada, noticiou o jornal The Brussels Times. O homem estava radicalizado e o ataque foi reinvidicado pelo grupo terrorista auto-proclamado Estado Islâmico.

A arma em causa é uma espingarda semi-automática de fabrico americano, a AR-15, apesar de o terrorista ter com ele na altura outras duas armas.

Quem é o suspeito do ataque terrorista em Bruxelas que foi morto pela polícia belga

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quinta-feira, o procurador decidiu manter em prisão preventiva Lamjed K., também tunisino, sob acusações de “homicídio e tentativa de homicídio num contexto terrorista”, bem como de “participação nas atividades de um grupo terrorista”, noticiou a EuroNews.

Depois do ataque em Bruxelas, França também lançou uma investigação anti-terrorista e deteve dois tunisinos em Paris. Os suspeitos vão permanecer em prisão preventiva enquanto decorre a investigação sobre a potencial ligação ao ataque na Bélgica. A Polícia Judiciária portuguesa também está a investigar a passagem do suspeito por Portugal e os contactos estabelecidos.

PJ investiga contactos e passagem por Portugal de autor de ataque terrorista na Bélgica

Abdesalem Lassoued foi morto pela polícia no dia a seguir ao ataque. O homem, que já tinha estado preso na Suécia, estava em situação ilegal na Bélgica depois de lhe ter sido negado o pedido de asilo em 2020.

Vincent Van Quickenborne, ministro da Justiça belga, anunciou na passada sexta-feira que resignaria ao cargo depois de se ter sabido que a Tunísia já tinha pedido a extradição de Lassoued em agosto do ano passado, mas as autoridades belgas falharam na deportação do suspeito, noticiaram as agências de notícias internacionais.

Suspeito de ataque terrorista morreu depois de ser baleado e detido pela polícia belga