Um dos mais experientes e respeitados construtores de automóveis do mundo, o Grupo Volkswagen, continua a braços com um problema que se tem revelado mais simples de resolver para a maioria dos concorrentes. Referimo-nos ao software, cada vez mais importante nesta fase em que os veículos eléctricos são o segmento que mais cresce, necessitando de interfaces condutor/máquina cada vez mais eficientes e interactivos. A Volkswagen AG criou a Cariad, a divisão responsável por desenvolver os programas informáticos que vão animar os novos veículos, mas esta continua a atrasar-se na entrega do software de que os novos modelos necessitam.

De acordo com a publicação germânica Manager Magazin, o conselho de administração da empresa aprovou o corte de mais 2000 empregados na Cariad, cujo software 1.2 não há meio de estar disponível. Deveria estrear no Porsche Macan eléctrico e no Audi Q6 e-tron, mas foi adiado por mais 16 a 18 semanas. Isto implica esperar mais 4 a 4,5 meses por veículos que são fundamentais para recuperar o atraso face à concorrência alemã e não só.

A referida publicação revela ainda que, além das dificuldades relacionadas com o software, o grupo está igualmente com problemas com as plataformas, sobre as quais está a desenvolver os novos veículos. Denominada 2.0, esta plataforma era aguardada para 2025 e prometia uma maior eficiência, deduzimos que em matéria de versatilidade e custos. A outra plataforma do grupo, a SSP, também resvalou no tempo, não se sabendo quanto, o que certamente as marcas do consórcio lamentarão, uma vez que seria esta a responsável por garantir que os modelos a bateria seriam tão ou mais rentáveis do que os seus congéneres a combustão.

Recorde-se que o falhanço da Cariad já custou a posição a Herbert Diess, o anterior CEO do grupo. Aparentemente, mesmo com o novo CEO, Oliver Blume, um dos homens de confiança da família Porsche que actualmente controla a empresa, a situação não está a melhorar. Já com Blume, foi contratado Peter Bosch como CEO da Cariad e Sanjay Lal para supervisionar a área de software, ele que passou pela Tesla e pela Rivian. Ainda assim, os atrasos sucedem-se, mesmo se desaceleraram.

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