796kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Foi uma honra partilhar o palco contigo e chamar-te meu amigo". O adeus "pesado" de Matt LeBlanc e Courteney Cox a Matthew Perry

Depois de o elenco de "Friends" ter emitido um comunicado conjunto a lamentar a sua morte, os atores deixaram as suas mensagens nas redes sociais a recordar momentos engraçados com o "amigo".

GettyImages-460948457
i

Matthew Perry morreu a 28 de outubro, tendo sido encontrado no jacuzzi de casa, em Los Angeles

Ron Galella Collection via Getty

Matthew Perry morreu a 28 de outubro, tendo sido encontrado no jacuzzi de casa, em Los Angeles

Ron Galella Collection via Getty

Em Friends, Joey era sempre a personagem que devia dinheiro às restantes, em particular ao seu companheiro de casa, Chandler. Já na vida real, parece ter sido o oposto. Pelo menos, foi o que Matt LeBlanc recordou carinhosamente na homenagem que escreveu a Matthew Perry, que morreu a 28 de outubro por alegado afogamento.

Morreu Matthew Perry, o ator que interpretou “Chandler” na série “Friends”. Tinha 54 anos

O ator, de 56 anos, que contracenou com Perry na série da NBC durante dez anos, recorreu ao Instagram para lamentar a morte do “amigo”, que foi encontrado no jacuzzi de casa em Los Angeles, tendo a sua autópsia sido inconclusiva, estando dependente dos exames toxicológicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Matthew. É com o coração pesado que digo adeus”, começou por escrever Matt LeBlanc, num texto acompanhado por diversas fotografias de ambos em Friends.

Os momentos que passámos juntos estão, honestamente, entre os favoritos da minha vida. Foi uma honra partilhar o palco contigo e chamar-te meu amigo. Vou sorrir sempre que pensar em ti e nunca te vou esquecer. Nunca”, assegurou.

LeBlanc, que interpretou a personagem Joey na sitcom, deixou ainda um pedido ao seu companheiro. “Abre as tuas asas e voa irmão. Estás, finalmente, livre”, escreveu, possivelmente referindo-se aos problemas ligados à droga e ao álcool que Perry enfrentou ao longo dos anos e que abordou no livro publicado em 2022, Friends, Lovers and the Big Terrible Thing.

Matthew Perry lança livro sobre vícios. “Gastei nove milhões de dólares e metade da minha vida a tentar ficar sóbrio”

Para terminar, LeBlanc não deixou de fora o seu sentido para o humor, sendo esta uma das qualidades de Perry mais recordadas desde a sua morte, dizendo: “E acho que vais ficar com os 20 dólares que me deves”.

O ator foi o primeiro do elenco de Friends a falar publicamente, depois de os cinco protagonistas — o próprio, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow e David Schwimmer — terem divulgado um comunicado conjunto a lamentar a morte do comediante de 54 anos.

Elenco de “Friends” quebra silêncio sobre morte de Matthew Perry. “Éramos mais do que simples colegas. Somos uma família”

“Estamos todos devastados com a perda do Matthew. Éramos mais do que simples colegas de elenco. Somos uma família”, escreveram na declaração enviada à revista People. “Há tanto para dizer, mas agora vamos tirar um momento para fazer o luto processar esta perda insondável”.

A seu tempo, diremos mais, se e quando formos capazes. Por agora, os nossos pensamentos e o nosso amor estão com a família do Matty, os seus amigos e todos os que o amavam em todo o mundo”, terminou.

Depois dele, seguiu-se a vez de Courteney Cox, que interpretou Monica na série, que fazia parelha romântica com a personagem de Perry. A atriz também fez uma publicação no Instagram, onde disse “estar agradecida por cada momento” que teve com “Matty”. “Sinto a tua falta todos os dias”, escreveu.

Quando se trabalha com alguém tão perto como eu trabalhei com o Matthew, há milhares de momentos que gostaria de poder partilhar. Para já, aqui fica um dos meus preferidos”, enunciou, destacando aquele que deu origem à “história de amor” entre Monica e Chandler.

“Só para dar um contexto, era suposto eles terem um caso de uma noite em Londres. Mas a reação do público” levou a que se tornasse mais do que isso, sendo que ambos acabaram por casar e ter dois filhos, com recurso a barriga de aluguer.

No entanto, esse não foi o momento favorito de Cox. Mas sim o que atriz mostrou no vídeo publicado com o texto, que remete para o momento em que o público descobriu o envolvimento entre as personagens, estando os dois deitados numa cama em Londres.

“Nesta cena, antes de começarmos a filmar, ele [Matthew] sussurrou-me uma frase engraçada para eu dizer”, explicou. E Cox seguiu o pedido. Depois de Ross, interpretado por David Schwimmer, entrar de rompante no quarto, e de Monica perguntar “Achas que ele me viu?”, a atriz disse a icónica frase “Agora é a tua vez”. Tal causou diversos risos na plateia e esta acabou por admitir que tinha sido Perry a “obrigá-la” a dizer aquilo.

“Ele fazia coisas deste género. Era engraçado e generoso”, rematou.

Matthew Perry, nomeado três vezes aos prémio Emmys, morreu a 28 de outubro, tendo recebido diversas homenagens da parte dos fãs e companheiros de cena. Desde as pessoas que deixaram flores e mensagens no número 90 da rua Bedford, em Nova Iorque, onde está o icónico apartamento de Friends, aos familiares que relembraram que este “trouxe imensa alegria ao mundo tanto como ator, como amigo”.

“O mundo nunca esquecerá a alegria que trouxeste”: amigos de Matthew Perry despedem-se e fãs deixam flores no apartamento de “Friends”

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos