A área central do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, foi devastada por tornados durante o final do dia deste sábado, informam os meios de comunicação americanos.
A capital estadual, Nashville, e a quinta maior cidade do estado, Clarksville, foram particularmente afetadas pelos tornados. De acordo com o jornal local The Tennessean, pelo menos 6 pessoas morreram e cerca de 160 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Às 16h deste domingo, o site poweroutage.us indicava que mais de 40 mil pessoas ainda não tinham acesso à eletricidade.
Em Madison, um dos bairros da capital, um tornado causou uma explosão. Vários utilizadores das redes sociais divulgaram filmagens do acontecimento.
Stop what you are doing and pray for Nashville.
A massive tornado has caused a massive explosion.pic.twitter.com/OJUAdj9Mwb
— Chad Prather (@WatchChad) December 9, 2023
A Associated Press (AP) relata que três das vítimas mortais, um homem, uma mulher e uma criança de 2 anos, resultaram de uma caravana lançada pelo tornado contra uma residência. Ainda não há informação sobre as três outras vítimas.
Segundo a AP, pelo menos 23 pessoas foram tratadas no hospital do condado de Montgomery.
As autoridades locais já estão em trabalhos de limpeza dos destroços e reparação dos estragos.
#WATCH | Drone footage showing destruction in Clarksville, Tennessee, United States | December 9, 2023#Clarksvilles #Nashville #tornado #Tennessee #Springfield #Wind #Madison #Hendersonville #Explosion #Breaking #damaged #WeatherUpdate pic.twitter.com/RJUWa55ffq
— mishikasingh (@mishika_singh) December 10, 2023
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu vários avisos de tornado ao longo da tarde de sábado no estado de Tennessee.
A tempestade ocorreu cerca de dois anos depois de os a área ter sido afetada por 41 tornados numa série de estados, incluindo 16 no Tennessee e oito no Kentucky.