No Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, o salão de novidades electrónicas mais importante do mundo, o Grupo Volkswagen e a Bosch apresentaram o robot charging, um sistema com um braço robótico que liga a rede de carga ao veículo eléctrico, sem que o condutor tenha de sujar as mãos ou até mesmo interferir no processo. Esta solução não é nova, pois não só a Tesla já criou um sistema similar, como a Volkswagen já tinha avançado com um protótipo em 2019 (como pode ler em baixo) e a Bosch com a sua versão da mesma solução, em 2021. Agora deram as mãos, para serem mais fortes em conjunto.

Este é o mordomo eléctrico para todo o serviço

Durante o CES, a Bosch e a Cariad, a divisão de software da Volkswagen, mostraram o seu sistema, que associa o estacionamento automático e autónomo a um dispositivo que abre a tampa da tomada de carregamento e acciona o braço robótico que liga o veículo à rede. Recarregar assim é mais cómodo, para a generalidade dos condutores, mas pode ser particularmente interessante para condutores com limitações de mobilidade.

De acordo com as duas empresas germânicas, o objectivo é fornecer um sistema em que o condutor entre no parque de estacionamento e abandone o veículo. Este irá depois dirigir-se a um local onde o aguarda o braço robótico para recarregar a bateria. Concluída a operação, o veículo segue para um lugar de estacionamento livre. Em baixo pode ver a versão apresentada pela Bosch em 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR