Aproveitando a movimentação em torno do Consumer Electronics Show (CES), de Las Vegas, o director de Desenvolvimento da Volkswagen, Kai Grunitz, partilhou algumas informações relativas ao “português” T-Roc, o pequeno crossover produzido na fábrica de Palmela e que figura entre os modelos mais vendidos da marca alemã. Depois de introduzido no mercado em 2017 e de ser alvo de um restyling em 2021, o T-Roc estreará uma 2.ª geração em 2026, confirmou o responsável do construtor alemão, segundo o Automotive News Europe. Porém, a versão Cabrio do modelo irá ser descontinuada nessa ocasião, uma vez que a nova geração contemplará apenas o crossover na versão com carroçaria fechada.

Esta decisão de acabar com o Cabrio não belisca minimamente a linha de produção da VW em Portugal, uma vez que esta versão aberta, ao contrário do que acontece com a fechada, é produzida na Alemanha, em Osnabrück, especializada em descapotáveis e que já fabricava anteriormente o Golf Cabrio. Ainda assim, é curioso que o T-Roc Cabrio vá ser descontinuado, uma vez que nos primeiros 11 meses de 2023 foi o segundo descapotável que mais vendeu no mercado europeu, sendo apenas ultrapassado pelo Mini.

Tiguan, Passat e T-Roc serão últimos VW a combustão

A futura geração do T-Roc irá tornar este crossover num dos últimos modelos da VW a ser fabricado com motor de combustão, uma vez que o construtor germânico anunciou pretender fabricar exclusivamente veículos eléctricos a bateria a partir de 2033. E se a geração actual possui apenas motores não electrificados, a gasolina ou a gasóleo, a próxima, que recorre a uma nova plataforma (a MQB Evo), já oferecerá motores híbridos a gasolina, com consumos e custos de utilização inferiores.

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