O Lyon é o oásis da igualdade de género do futebol. Num ambiente aparentemente só possível no plano dos sonhos, no clube francês, homens e mulheres têm as mesmas condições de trabalho e recebem bónus monetários iguais. Foi aliás assim que os bastidores da equipa foram pintados por Jéssica Silva, internacional portuguesa que experimentou aquela realidade entre 2019 e 2021.

“Uma das coisas mais bonitas que vivi, quando estive lá fora – lá fora, nisso, estamos mais à frente – ia almoçar à cantina do Lyon e os jogadores da equipa masculina estavam lá também. Sentavam-se ao meu lado e comíamos juntos, não havia diferença. Já por cá, uma colega minha de Seleção quis pedir uma foto com um colega da equipa masculina e havia uma barreira. Então, a fotografia ficou com ela de um lado e ele do outro. Com uma barreira ali no meio. Não faz sentido algum”, explicou a jogadora numa entrevista ao Observador em setembro.

“Já me sugeriram que os equipamentos fossem mais justos. E vindo de pessoas importantes”. Jéssica Silva em 40 minutos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando se voltar a encontrar com jogadoras que vivem de mãos dadas com a igualdade dia após dia, Jéssica Silva vai estar a vestir a camisola do Benfica, campeão nacional português que vai defrontar o Lyon numa inédita eliminatória dos quartos da Liga dos Campeões. O clube da Luz celebrou o apuramento histórico para a fase eliminar da prova, alcançado na quinta jornada, com um empate que deixou a Europa de queixo caído contras as campeãs europeias do Barcelona (4-4), com a vitória a raspar as mãos das encarnadas nos descontos. A ter o privilégio de ter uma panorâmica do futebol feminino a partir do topo, a equipa de Filipa Patão, depois do segundo lugar no grupo A (nove pontos), vai ter o equilíbrio testado por um furacão.

Os anos-luz tornaram-se centímetros e o quase impossível esteve mesmo ali: Benfica empata com o Barcelona no Seixal

O sorteio da Liga dos Campeões ditou que o Lyon vai ser o adversário do Benfica nos quartos de final, ou seja, um clube cuja história na vertente remonta a 1970 contra outro que lançou as bases do projeto na época 2018/19. Apesar de, sob a designação de Olympique Lyon, a equipa só existir desde 2004, as raízes da equipa estabeleceram-se há 54 anos com a criação do FC Lyon. O futebol feminino ganhou impulso debaixo da gestão do carismático presidente Jean-Michel Aulas, que se comprometeu em oferecer condições dignas às jogadoras. A consequência foi o emblema francês ser, por larga margem, a equipa com mais Ligas dos Campeões conquistadas (oito), assim como de campeonatos franceses (22).

O conto de fadas ficou mesmo ali e só foi preciso esperar: Benfica faz história e está nos quartos da Champions feminina

“É muito importante, especialmente para jogadoras de alto nível, que se esperamos muito delas, então também devemos dar muito. Nesse sentido, pode ajudar a fazer crescer o jogo, porque o investimento que se faz compensa dentro do campo e o futebol feminino é promovido através das suas conquistas”, explicou o ex-presidente Jean-Michel Aulas, numa entrevista ao The Guardian em dezembro de 2020.

O Benfica e o Lyon defrontraram-se na fase de grupos Liga dos Campeões de 2020/21, sendo que as encarnadas perderam ambos os encontros por 5-0. Nessa temporada, as francesas acabariam por conquistar o troféu, que, desde então, não mais voltaram a erguer. Na temporada passada, a equipa treinada pela lusodescendente Sonia Bompastor foi eliminada nas grandes penalidades, contra o Chelsea, nos quartos.

Norueguesa Ada Hegerberg eleita melhor futebolista na Europa

Nos seus quadros, o Lyon conta com Ada Hegerberg, a primeira mulher a vencer uma Bola de Ouro em 2018. A internacional norueguesa leva 16 golos em 18 jogos esta temporada. O plantel das bicampeãs gaulesas conta com o núcleo duro da seleção de França. Wendie Renard, Eugénie Le Sommer, Kadidiatou Diani, Vicki Becho ou Selma Bacha são nomes às ordens de Sonia Bompastor e que ajudaram à obtenção do primeiro lugar do grupo B, onde também estavam Brann, Slavia Praga e SKN St. Pölten.