Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia.

O ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, alertou esta sexta-feira para um possível ataque da Rússia contra países membros da NATO e pediu o reforço da defesa aérea destes Estados.

Poulsen considera que a situação é grave, avisando que a possibilidade de ataques a países da Aliança Atlântica por parte da Rússia é real.

“Anteriormente, não se presumia que isso pudesse acontecer. Agora tudo mudou completamente”, reconheceu o ministro da Defesa da Dinamarca.

Poulsen lembrou que no passado se falava apenas da vontade de Moscovo realizar estes ataques, mas agora já se discute a capacidade que Moscovo terá para ser efetivo e rápido nesse desígnio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma guerra com a Rússia já não é “inimaginável”. Mas à Europa ainda faltam soldados, armas e “confiança”

“A Dinamarca deve estar preparada para estes desenvolvimentos”, acrescentou o ministro, aconselhando outros países a ter o mesmo cuidado, nomeadamente reforçando os seus mecanismos de defesa aérea.

As declarações do ministro da Defesa dinamarquês acontecem na semana em que o Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma entrevista ao apresentador norte-americano Tucker Carlson, em que explicou que não tem intenções de atingir países ocidentais, dizendo mesmo que apenas invadiria a Polónia se esta atacasse a Rússia.

Entrevista com Tucker Carlson. A longa aula de propaganda do professor Putin