em atualização

Uma pessoa morreu e pelo menos mais 21, incluindo oito crianças, ficaram feridas na sequência de um tiroteio em Kansas City, no estado do Missouri. Tudo aconteceu logo após os festejos dos Kansas City Chiefs pela conquista da Super Bowl, a final da NFL (liga norte-americana de futebol americano). Perante o sucedido, o Presidente dos EUA voltou a pedir ao Congresso medidas contra a violência armada.

O chefe do Corpo de Bombeiros de Kansas City, Ross Grundyson, adiantou em conferência de imprensa que entre os 21 feridos, oito foram considerados em perigo de vida, sete com ferimentos graves e seis com ferimentos ligeiros.

O departamento de polícia de Kansas City, citado pelo The New York Times, revelou que os tiros foram disparados junto à Union Station, no final dos festejos da equipa que tem como estrela maior Patrick Mahomes. No mais recente balanço sobre o incidente, a chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves, disse que três pessoas foram detidas.

A parada da vitória começou por volta das 11 horas locais (17 horas em Lisboa) e terminou com uma concentração em frente da estação de comboios de Kansas City. Nos vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver  a polícia a correr em direção ao local do tiroteio e os adeptos a abandonarem a parada. As previsões apontavam para a presença de um milhão de pessoas e 600 elementos das forças de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Associated Press acrescenta que os tiros foram disparados depois de os jogadores dos Kansas City Chiefs terem prometido a conquista de mais uma Super Bowl, aquela que seria a terceira seguida da franquia. Segundo a CNN internacional, Quinton Lucas, presidente da Câmara de Kansas City, confirmou aos meios de comunicação social que toda a comitiva dos Chiefs está segura.

O governador do Missouri, Mike Parson, também se encontrava no desfile acompanhado da mulher quando ocorreu o tiroteio, mas encontram-se em segurança, garantiu o município de Kansas City através da rede social X.

Esta foi a mais recente celebração desportiva nos EUA marcada pela violência armada, depois de um tiroteio no ano passado no centro de Denver, na celebração da vitória dos Nuggets na final da NBA.

A equipa de futebol americano venceu os San Francisco 49ers por 25-22, após prolongamento, no 58.º Super Bowl, em Las Vegas, Nevada. No domingo, no Allegiant Stadium, os Chiefs, que perdiam por 10-3 ao intervalo e chegaram ao fim dos 60 minutos empatados a 19, conquistaram o quarto título, em seis presenças, repetindo 1970, 2020 e 2023, para se juntarem no quinto lugar do ranking a Green Bay Packers e New York Giants.

Já os San Francisco 49ers, que disputaram pela oitava vez o Super Bowl, mantiveram-se com cinco troféus, o último em 1995, perdendo a possibilidade de igualar os seis títulos dos recordistas Pittsburgh Steelers e New England Patriots.

Biden pede a Congresso medidas contra violência armada após tiroteio no Kansas

Depois do tiroteio, o Presidente dos EUA voltou a pedir ao Congresso medidas contra a violência armada.

“Com Jill [Biden], rezamos pelas pessoas mortas e feridas hoje em Kansas City e para que o nosso país encontre a determinação necessária para pôr fim a esta epidemia sem sentido de violência armada que nos está a dilacerar”, afirmou Joe Biden, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

A notícia foi atualizada às 7h09, de 15 de fevereiro com o número de feridos, de detidos e as declarações do Presidente dos EUA ao Congresso americano.