Um português foi detido depois de ter sido intercetado num veleiro, que transportava oito fardos com cerca de 30 quilos de cocaína cada, em alto mar, perto das Ilhas Canárias, adiantaram esta sexta-feira fontes das forças policiais espanholas.

A operação conjunta entre a Guarda Civil e a Polícia Nacional espanhola permitiu intercetar, a oeste das Ilhas Canarias, este veleiro, de bandeira venezuelana, de acordo com fontes ligadas ao processo citadas pela agência Europa Press.

O veleiro foi localizado, apesar do sistema de geolocalização estar desativado, situação levantou suspeitas aos investigadores.

Depois de ter sido intercetado, as autoridades espanholas constataram que estava a bordo apenas um tripulante, de nacionalidade portuguesa, que transportava oito fardos de cerca de 30 quilos de cocaína cada.

A droga e o detido foram transferidos para o navio-patrulha do Serviço de Vigilância Aduaneira “Petrel” que está a caminho do porto de Vigo, na Galiza.

Quando foi realizada a operação de reboque para levar o veleiro para Tenerife, este afundou, pelo que a embarcação da Vigilância Aduaneira rumou para a costa galega, onde tem a sua base.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR