É uma das mais célebres estátuas do mundo: A Pequena Sereia, escultura em bronze do escultor dinamarquês Edvard Eriksen (1876-1959), no centro de Copenhaga. É uma exceção, já que só 31 das 321 estátuas e bustos existentes na Dinamarca são de mulheres. O governo dinamarquês quer mudar isso, e anunciou um plano para atenuar o equilíbrio, avança a imprensa local.

O ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, vai criar um comité para propor mulheres a homenagear com novas estátuas e comprometeu-se a gastar até 50 milhões de coroas dinamarquesas no projeto.

“Os números quase falam por si: apenas 31 das 321 estátuas e bustos existentes nas cidades são de mulheres e em Copenhaga há mais estátuas de animais míticos do que de mulheres. É uma verdadeira loucura”, disse no anúncio do projeto, escreve o jornal The Guardian.

“Será esta a imagem com que a próxima geração vai crescer? Especialmente se tivermos em conta que muitas das conquistas cruciais da sociedade se devem às mulheres. Todos nós precisamos de modelos que possamos admirar e que nos dêem uma compreensão do nosso passado comum.” E acrescentou: “Como ministro, gostaria de usar a minha voz para prestar homenagem e reconhecer as muitas mulheres da história dinamarquesa. É por isso que quero criar uma comissão para determinar quais as mulheres que devemos homenagear com estátuas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das 101 estátuas nomeadas em Copenhaga, apenas cinco são de mulheres, enquanto há 26 dedicadas a animais e 70 a homens, segundo contas do governo dinamarquês.

A comissão em questão será constituída por peritos, segundo o ministério da Cultura, e deverá reconhecer mulheres importantes da história dinamarquesa que tenham sido negligenciadas, bem como sugerir locais adequados. Deverá também servir de “inspiração para projetos futuros”, atuando contra as desigualdades históricas nos espaços urbanos.

GettyImages-1161457502

A estátua “A Pequena Sereia”, em Copenhaga, é um dos principais pontos turísticos da capital dinamarquesa

Engel-Schmidt também está a pedir ideias nas redes sociais. “Será que a próxima geração vai mesmo crescer em cidades com mais estátuas de animais míticos e cavalos do que de mulheres? Não!”, escreveu.

“Gostaria de pedir a uma equipa de especialistas que indicasse exatamente quais as mulheres que merecem ser reparadas na paisagem. Mas, por favor, ajudem-nos com algumas sugestões. Quem é que nos falta e onde?”