Há três anos que não havia somente uma equipa portuguesa nos quartos das provas europeias, incluindo a Champions e a Liga Europa (e a Liga Conferência, onde a representação nacional é praticamente nula), há uma década que o Benfica não surgia como único conjunto português numa fase tão avançada da temporada. No entanto, entre a vitória dos encarnados em Glasgow frente ao Rangers e as eliminações à tangente de FC Porto (Arsenal nas grandes penalidades) e Sporting (Atalanta por um golo), foi esse o cenário desenhado pela equipa de Roger Schmidt, que conhecia esta sexta-feira o adversário nos quartos da Liga Europa.

A sorte de ter um Rafa que continua na linha (a crónica do Rangers-Benfica)

Naquela que é a quinta participação em quartos de final de provas europeias dos últimos dez anos, entre três apuramentos na Champions e dois na Liga Europa, o Benfica não tinha propriamente um cenário “limpo” a nível de possibilidades de regressar a uma meia-final europeia mas encontrava cenários diferentes entre as sete possibilidades, tendo, entre a armada italiana com Roma, AC Milan e Atalanta, o Liverpool e o Bayer Leverkusen como adversários mais complicados na teoria e o Marselha e o West Ham, ambos sétimos classificados nos respetivos campeonatos, como opositores à partida menos complicados. No final, imperou a teoria do “copo meio cheio e meio vazio”. Ou seja, os encarnados terão nos quartos o adversário teoricamente mais acessível começando a eliminatória na Luz, o Marselha, mas já sabem que, em caso de triunfo, irão depois cruzar com o vencedor do encontro entre o Liverpool e a Atalanta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De referir que, em termos históricos, o Benfica tem boas memórias dos duelos com o Marselha, em especial da primeira vez que se encontraram: depois do triunfo dos franceses com reviravolta após o 1-0 de Lima com golos de Sauzée e Papin, os encarnados passaram à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus com o lance que ficou imortalizado como a mão de Vata. Já em 2009/10, nos oitavos da Liga Europa, as águias então orientadas por Jorge Jesus não foram além do empate a um na Luz, estiveram a perder em território gaulês mas deu a volta nos 15 minutos finais com golos de Maxi Pereira (75′) e Alan Kardec (90′).

[Já saiu o terceiro episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo episódio aqui]

Em termos de calendário, a primeira mão será realizada a 11 de abril, abrindo assim um início de mês a todo o gás com dois dérbis frente ao Sporting na Taça de Portugal (dia 3, na Luz) e no Campeonato (dia 7, em Alvalade), ao passo que o segundo encontro está marcado para dia 18, entre uma receção ao Moreirense e uma deslocação ao Algarve para defrontar o Farense. Em caso de apuramento para as meias-finais, o Benfica joga a primeira mão a seguir a uma receção ao Sp. Braga e antes de uma viagem a Famalicão.

Os quatro jogos dos quartos da Liga Europa de 2023/24

  • Jogo 1: AC Milan (Itália)-Roma (Itália)

  • Jogo 2: Liverpool (Inglaterra)-Atalanta (Itália)

  • Jogo 3: Bayer Leverkusen (Alemanha)-West Ham (Inglaterra)

  • Jogo 4: Benfica (Portugal)-Marselha (França)

As meias-finais da Liga Europa de 2023/24

  • Vencedor do jogo 4-vencedor do jogo 2
  • Vencedor do jogo 1-vencedor do jogo 3

Os oito apurados para os quartos da Liga Europa de 2023/24

  • Liverpool (Inglaterra): Sparta Praga, 5-1 fora e 6-1 em casa
  • Marselha (França): Villarreal, 4-0 em casa e 1-3 fora
  • Roma (Itália): Brighton, 4-0 em casa e 0-1 fora
  • Benfica (Portugal): Rangers, 2-2 em casa e 1-0 fora

  • West Ham (Inglaterra): Friburgo, 0-1 fora e 5-0 em casa

  • Atalanta (Itália): Sporting, 1-1 fora e 2-1 em casa

  • AC Milan (Itália): Slavia Praga, 4-2 em casa e 3-1 fora
  • Bayer Leverkusen (Alemanha): Qarabag, 2-2 fora e 3-2 em casa