Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acentuou esta segunda-feira a “importância crucial” de uma decisão rápida do Congresso norte-americano sobre a disponibilização de ajuda à Ucrânia, cujo exército carece de munições para enfrentar as tropas russas.

É extremamente importante para nós que o Congresso conclua rapidamente todos os procedimentos necessários e tome uma decisão final” sobre o pacote de 60 mil milhões de dólares (55 mil milhões de euros), que está bloqueado há meses devido a polémicas entre democratas e republicanos, disse Zelensky durante uma reunião com o senador republicano Lindsey Graham, de acordo com um comunicado da Presidência ucraniana.

Um novo pacote de ajuda a Kiev, que inclui 55 mil milhões de euros em assistência militar e económica, tem sido solicitado há meses pela administração norte-americana liderada pelo Presidente Joe Biden.

A ajuda foi aprovada pelo Senado, câmara alta do Congresso e de maioria democrata, mas continua bloqueada na Câmara dos Representantes (de maioria republicana).

A sua adoção depende da boa vontade dos apoiantes do ex-presidente e previsível candidato republicano às presidenciais norte-americanas Donald Trump na Câmara dos Representantes, que se recusam a examinar o texto tal como está, devido a uma disputa sobre a imigração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR