Seis pessoas morreram atropeladas por um camião que abalroou carros junto a uma operação da Guardia Civil de Espanha, esta terça-feira em Sevilha, noticia a imprensa espanhola. Dois mortos pertencem à Guardia Civil e quatro são civis que se encontravam no local.

O camião terá abalroado carros que estavam na berma da autoestrada AP4, entre a cidade de Sevilha e Cádiz, na região da Andaluzia, sul de Espanha. O condutor foi detido.

Há ainda três feridos pertencentes ao Grupo de Intervenção Rápida, que de acordo com o El Mundo estão em estado grave. De momento, a hipótese de o acidente ser intencional é rejeitada. O condutor do camião testou negativo para álcool e drogas. A operação da polícia focava-se no combate ao narcotráfico.

O Diario de Sevilla adianta que o condutor, ao aperceber-se dos sinais da Guardia Civil, fez uma manobra brusca e desviou-se para a berma, onde abalroou três carros do Grupo de Ação Rápida e pelo menos dois outros carros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O El Mundo acrescenta que em cima da mesa está a possibilidade de o condutor ter perdido o controlo depois de ter adormecido ou ter-se desorientado por algum motivo. O Diario de Sevilla diz, porém, que “algumas” fontes afirmam que, no primeiro depoimento, o camionista negou ter adormecido. No camião seguia outro passageiro, que não sofreu ferimentos.

Segundo o jornal, o camião terá feito o que as autoridades denominam como “tesoura”, com o atrelado a atravessar a estrada perpendicularmente a esta. “No processo, o reboque varreu toda a largura da estrada, abalroando tudo o que encontrava no seu caminho”, descreve o jornal.

O camião pertence à empresa Transmoro SL, especializada no transporte de mercadorias com sede em Lucena del Puerto, em Huelva. Transportaria tomate e viajava entre Algeciras e Guarromán, em Jaén.

Texto editado por Dulce Neto