Acompanhe o nosso liveblog sobre o conflito entre Israel e o Hamas

O novo primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, Mohammad Mustafa, nomeado no início de março, vai acumular o cargo com a pasta dos Negócios Estrangeiros, segundo um decreto presidencial publicado esta quinta-feira.

Mustafa, um economista politicamente independente formado nos Estados Unidos, prometeu formar um governo tecnocrático e criar um fundo fiduciário independente para ajudar a reconstruir Gaza, o enclave palestiniano sob controlo do Hamas.

O primeiro-ministro vai substituir na chefia da diplomacia Riad al-Maliki, que no final de fevereiro afirmou que ainda não era tempo de “ter um governo do qual o Hamas faça parte, porque seria boicotado”. O Hamas é classificado por Israel, Estados Unidos e União Europeia como uma organização terrorista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o decreto do Presidente Mahmoud Abbas, que dirige a Autoridade Palestiniana há quase duas décadas, Ziad Hab al-Rih vai continuar como ministro da Administração Interna, noticiou a agência norte-americana AP. Este ministério supervisiona as forças de segurança.

Com figuras pouco conhecidas, o novo governo tem como ministro para os Assuntos de Jerusalém Ashraf al-Awar, que se inscreveu como candidato do partido Fatah nas eleições de 2021, adiadas indefinidamente. Pelo menos cinco dos 23 novos ministros são de Gaza, mas não ficou imediatamente claro se ainda se encontram no território.

O 19.º governo palestiniano deverá ser empossado por Abbas no domingo, noticiou a agência oficial Wafa, citada pela francesa AFP.