David Beckham obteve um sucesso estrondoso enquanto jogou à bola, mas desde que arrumou as botas e trocou o futebol pelos negócios não parece ter perdido absolutamente a sua capacidade de atingir o objectivo. Os investimentos que o posicionaram como co-proprietário de clubes como o Inter Miami CF e o Salford City correm de feição, mas o toque de Midas do popular inglês não parece ser suficiente para garantir o êxito em todas as áreas de negócio.



PUB — Se fosse de carro não estaria a ler esta frase. Descubra aqui o automóvel certo para o seu estilo de vida


Um dos projectos que despertou a atenção de Beckham foi a Lunaz, de que já aqui falámos. Trata-se de uma empresa britânica especializada em substituir as mecânicas a combustão de veículos tradicionais, com ênfase nos clássicos e modelos históricos, por motores eléctricos e baterias. O cardápio de veículos transformados inclui tudo o que de melhor os britânicos foram capazes de produzir no século passado, incluindo modelos da Bentley, Rolls-Royce, Aston Martin e Jaguar, entre outros, o que não impediu a Lunaz de aceitar contratos para substituir a motorização de camiões de lixo ingleses, trocando o gasóleo pelos electrões.

David Beckham ofereceu um automóvel de 460.000€ ao filho. Sabe qual?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora o arranque da operação da Lunaz tenha parecido promissor, com uma série de Bentley Continental, Jaguar XK120 e Rolls-Royce Phantom V a mudar de combustível, além de vários Range Rover e Defender das primeiras gerações, a realidade é que a Lunaz anunciou o cessar da operação. De acordo com a empresa, as dificuldades financeiras devem-se ao atraso das autoridades britânicas em confirmar a implementação do fim da comercialização de veículos com motores de combustão nas datas anteriormente anunciadas, que derraparam de 2030 para 2035.

Este raro Bentley S2 Continental de 1961 tem um truque

A Lunaz foi criada em 2021, com Beckham a assumir 10% da empresa. A administração anunciou agora a suspensão de todas as operações e a reestruturação do projecto, sendo que 40 empregados foram já dispensados. Mas é provável que os cortes não fiquem por aqui, uma vez que não foi ainda revelado se o futuro passa pela manutenção de todas as três áreas de negócio, nomeadamente a dedicada à electrificação de automóveis históricos, a especializada na conversão de veículos pesados e a unidade responsável pela concepção de módulos compactos incluindo motor eléctrico, bateria, inversores e todos os sistemas de gestão necessários a substituir os motores a combustão, caixas de velocidade e depósito de combustível, para facilitar a tarefa de empresas transformadoras mais pequenas.