O conto de fadas começou na terça-feira. Na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, Geny Catamo entrou ao intervalo e esteve nos dois golos do Sporting contra o Benfica, tornando-se crucial para o apuramento para a final do Jamor. Mas o conto de fadas, como se percebeu, só teve o verdadeiro final feliz este sábado: Geny Catamo foi titular contra o Benfica, marcou no primeiro minuto e nos descontos e deu uma vitória que é um passo de gigante dos leões rumo à conquista do título.

As lágrimas de Geny numa noite de chorar por mais em que Amorim voltou a reinar (a crónica do Sporting-Benfica)

Aos 23 anos, Geny Catamo está claramente a viver os dias mais bonitos da própria carreira. Nascido em Maputo em janeiro de 2001, o internacional moçambicano cumpriu a formação no CD Maxaquene, onde tinha a alcunha de “Messi”. Saiu para o Black Bulls em 2018 e deu nas vistas ao ponto de garantir um salto para Portugal, assinando pelo Amora, que está atualmente na Liga 3.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Sporting conseguiu antecipar-se na contratação do jogador em 2019, depois de Geny Catamo ter cumprido apenas uma temporada no Amora, mas a verdade é que o moçambicano esteve muito perto de rumar ao FC Porto ainda antes de deixar o país africano — isto porque os dragões tinham uma parceria com o Black Bulls, de onde Catamo vinha e que até era investidor no Amora.

“O FC Porto tinha uma parceria com o Black Bulls para receber jogadores mediante certas condições previamente definidas e queria o Geny para o integrar na equipa Sub-19. No entanto, a parceria estava a expirar e nós entendemos que a transferência do jogador deveria ser feita noutros moldes, o que o FC Porto não aceitou. Isso foi em janeiro de 2018, quando o Geny estava prestes a completar 17 anos. Como o acordo com o FC Porto não avançou, decidimos inscrevê-lo no Amora e nessa época ainda fez alguns jogos pela equipa principal”, contou Junaide Lalgy, o presidente do Black Bulls, em entrevista ao jornal A Bola.

O moçambicano de 23 anos integrou a equipa de juniores do Sporting em 2019/20 e depressa justificou a chamada à seleção de Moçambique, onde se tornou o mais jovem de sempre a marcar na estreia pelos africanos. Representou a equipa B dos leões em 30 ocasiões e estreou-se pela equipa principal em dezembro de 2021, já com Rúben Amorim, substituindo Ricardo Esgaio na segunda parte de uma receção ao Portimonense em Alvalade.

Foi emprestado ao V. Guimarães em janeiro de 2022, incluído no negócio que levou Marcus Edwards para o Sporting, e assinou três assistências em 10 jogos pelos vimaranenses. Voltou a ser cedido no início de 2022/23, desta feita ao Marítimo, mas esteve sempre demasiado longe de ser indiscutível entre muitas lesões e uma equipa que acabou por descer à Segunda Liga. Regressou aos leões no verão passado, desta feita para ficar, e já leva seis golos e cinco assistências em 35 jogos, roubando a titularidade a Ricardo Esgaio na ala direita da equipa de Rúben Amorim e garantindo a convocatória para a CAN.

Este sábado, depois dos dois golos ao Benfica e de não conseguir conter as lágrimas na sequência do remate que deu a vitória do Sporting, Geny Catamo foi naturalmente eleito o melhor elemento em campo e sublinhou a felicidade na zona de entrevistas rápidas. “Isto significa muita coisa para mim e para o grupo também. É uma vitória importante. As lágrimas descrevem tudo. Não tenho palavras, estou muito feliz pela vitória e pelos três pontos”, começou por dizer.

“As minhas passagens pelo V. Guimarães e pelo Marítimo foram importantes, mas também não foram fáceis. Aqui tive a oportunidade de me afirmar. E cá estou, vou continuar a trabalhar. Já esperávamos um jogo difícil, mas também estávamos preparados. Agora é pensar jogo a jogo, porque o mais importante é o próximo jogo”, acrescentou o moçambicano, antes de abordar as chances de os leões voltarem a ser campeões nacionais.

“Ainda não ganhámos nada. Agora é pensar no Gil Vicente e pensar jogo a jogo. A quem é que dedico os golos? Dedico os golos ao meu filho e à minha mulher, que está grávida. Dedico aos dois. Espero chegar a casa e receber um beijo”, terminou.