O Partido Popular (PP), de centro-direita e pertencente ao Partido Popular Europeu, descolou do quase empate com o PSOE que as sondagens iniciais indicavam para os resultados das eleições em Espanha.

Com grande parte dos resultados contados, o PP segue destacado na frente com 34,2% e 22 eurodeputados. Os socialistas conseguiram 30,18%, a que correspondem 20 deputados.

O Vox fica no terceiro lugar com 9,6% e seis deputados que vão reforçar a bancada da direita radical no Parlamento Europeu.

O Ahora Repúblicas, partido regionalista e sem grupo no Parlamento Europeu, teve quase 5%, o que lhe dá 3 deputados, o mesmo número que consegue o SALF (Se Acabó La Fiesta), uma das surpresas destas eleições em Espanha.  O SALF, um partido da extrema-direita, teve 4,6%, acima do que previam as sondagens à boca das urnas. Também com 3 deputados eleitos, o SUMAR da esquerda radical recebeu 4,65% dos votos.

O Podemos da esquerda-radical elege dois eurodeputados com 3,27% dos votos. O Junts da Catalunha tem 2,55% com um deputado, tal como o CEUS da família liberal que conseguiu 1,1%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR