O Presidente norte-americano, Barack Obama, pediu hoje à Turquia e à Rússia que se concentrem no “inimigo em comum”, que é o grupo extremista Estado Islâmico (EI), após um encontro com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Paris.

Obama disse ainda, sobre o abate do avião militar russo por baterias aéreas turcas, que “a Turquia tem o direito de se defender”.

“Nós conversámos sobre como a Turquia e a Rússia poderiam trabalhar para reduzir as tensões”, declarou Obama, no momento em que as relações entre Ancara e Moscovo estão muito difíceis.

“Como disse ao Presidente Erdogan, todos nós temos um inimigo em comum, que é o Estado Islâmico, e quero ter a certeza que nos vamos concentrar sobre esta ameaça”, acrescentou.

Turquia e Rússia têm as relações diplomáticas tensas depois de militares turcos terem derrubado um caça russo que atacava forças do Estado Islâmico, alegando que a aeronave havia entrado no seu território.

Desde então, a Rússia tem anunciado o corte das relações, sanções económicas e exigido um pedido de desculpas por parte de Ancara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR