Índice

    Índice

A SMS (short message service, ou “aquilo que se utilizava muito antes do WhatsApp”) aparece de surpresa com uma frase que deixa em alerta qualquer pessoa: “A encomenda não pode ser enviada, confirme o endereço carregando aqui”. De seguida, surge a dúvida: “Mas não fiz nenhuma encomenda”. Ou, “os avisos de onde encomendei algo não costumam ser assim”.

As mensagens com o objetivo de defraudar os consumidores de telecomunicações não são um fenómeno novo, mas a situação foi agravada com a pandemia de Covid-19 e os sucessivos confinamentos. O que têm feito as operadoras para mitigar o problema? Ao Observador, duas das principais empresas de telecomunicações a operar em Portugal falam de “firewalls” e “permanente monitorização” para proteger os clientes. Já o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) diz estar “atento” a estas fraudes. Contudo, há limitações que fazem com que o problema não vá acabar tão cedo.

Fisco emite alerta sobre sms enviados por falsos centros aduaneiros

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.