790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comprar carro para combater pandemias? É possível

Imagine se na compra do seu novo carro, contribuísse para combater o VIH ou a Covid-19. Para de imaginar. Já é possível fazê-lo.

A máxima “a união faz a força” ou a de que “juntos chegamos mais longe” sempre provaram ter razão de existir. Que o digam estes dois últimos anos de pandemia de Covid-19, em que vimos a força de sinergia ultrapassar barreiras e necessidades. Marcas de setores totalmente diferentes passaram a produzir máscaras ou zaragatoas, para que não nos faltassem em pleno momento crítico desta crise sanitária. Percebemos que as insígnias podem fazer mais do que a sua área de atuação, unindo-se para ajudar quem mais precisa. A FIAT não foi excepção, aliando-se à (RED), uma organização que luta contra emergências globais de saúde (como o VIH e a Covid-19), que tem como um dos fundadores o vocalista da banda U2, Bono Vox. Desta união, nasceu uma parceria única, em que por cada veículo da família (FIAT)RED vendido, a marca de automóveis contribui para uma doação ao Fundo Global da associação, para o combate ao VIH e à Covid-19. Vai acelerar nesta parceria?

Ph.Alberto Giorgio Alquati

A primeira engrenagem

Quando o mundo parou devido à Covid-19, o grupo Stellantis — detentor da FIAT — foi uma das marcas que pôs “mãos à obra” para minimizar os riscos do SARS-CoV-2, operacionalizando os seus meios para produzir máscaras e ventiladores. Foi assim que a equipa (RED) “viu no grupo uma empresa automóvel autêntica e abordou-o sobre potenciais oportunidades para, em conjunto, darem uma resposta à crise global de saúde”, recorda Susana Victor, diretora de marketing da FIAT Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A (RED) faz parceria com as marcas mais icónicas do mundo, para criar versões (RED) dos produtos e serviços mais apetecíveis, e a FIAT tem um dos maiores ícones da história automóvel, o FIAT 500, tendo sido, por isso, a primeira marca desta indústria a associar-se à sua causa"

Para a (RED), parcerias deste género que terminam em produtos não são novidade. “A (RED) faz parceria com as marcas mais icónicas do mundo, para criar versões (RED) dos produtos e serviços mais apetecíveis, e a FIAT tem um dos maiores ícones da história automóvel, o FIAT 500, tendo sido, por isso, a primeira marca desta indústria a associar-se à sua causa”, explica Susana Victor. Foi este o primeiro passo dado pela organização, que, há 15 anos, tem vindo a combater pandemias — como o VIH e, mais recentemente, a Covid-19 — em países mais desfavorecidos.

“O resultado é uma série verdadeiramente especial criada para ajudar a financiar a luta contra a Covid-19 e outras emergências de saúde: uma nova maneira de nos ajudar a nos colocar no caminho para um futuro melhor”, refere a diretora de marketing da FIAT Portugal.

O resultado é uma série verdadeiramente especial criada para ajudar a financiar a luta contra a Covid-19 e outras emergências de saúde”

Resultado final: uma nova família

Afinadas agulhas, o resultado foi a família (FIAT)RED, em que por cada automóvel desta gama vendido, a FIAT compromete-se a contribuir com uma doação ao Fundo Global para apoiar a prevenção, tratamento, aconselhamento, testes, educação e serviços de atendimento às comunidades mais necessitadas no que à Covid-19 e ao VIH diz respeito.

"Todos os modelos (FIAT)RED estão equipados com um filtro de ar no habitáculo para o sistema de climatização, tratado com uma substância biocida com ação altamente eficaz (>99,9% no momento do tratamento) contra bactérias, prevenindo a aerossolização no habitáculo"

Desta nova família, disponível até 2023, fazem parte os modelos FIAT Tipo, Panda, 500X, 500 e Novo (500) na sua versão (RED). E o que difere estes modelos dos seus semelhantes da marca? As soluções simples que contêm, as quais ajudam os veículos a manterem-se limpos: “Todos os modelos (FIAT)RED estão equipados com um filtro de ar no habitáculo para o sistema de climatização, tratado com uma substância biocida com ação altamente eficaz (>99,9% no momento do tratamento) contra bactérias, prevenindo a aerossolização no habitáculo.

O volante e os bancos — superfícies de elevado contacto — foram também submetidos a um tratamento com um biocida altamente eficaz (até 99,9%, dependendo dos componentes) contra vírus e bactérias. No novo 500 elétrico, existe ainda um porta-luvas antisséptico com lâmpadas UV-C que permite desinfetar os objetos”, explica Susana Victor. Mas a higienização não se fica por aqui: a todos os que optarem por um elemento da família (FIAT)RED, é oferecido um “kit de boas-vindas, incluindo um doseador especialmente concebido e uma cobertura específica para a chave para um toque final de personalização”, avança Susana Victor.

No novo 500 elétrico, existe ainda um porta-luvas antisséptico com lâmpadas UV-C que permite desinfetar os objetos
Susana Victor, diretora de marketing da FIAT Portugal

Ao comprar um (FIAT)RED, está não apenas a “contribuir para combater pandemias, associando-se a uma causa humanitária mundial”, como explica a diretora de marketing, como a optar por uma gama mais amiga do ambiente. É que o tecido desta família é feito de plásticos do mar reciclados.

Win-win-win situation

Para Susana Victor, a gama FIATRED é a “série especial mais ética e relevante da marca”. Isto porque todos saem beneficiados aquando da compra de um automóvel desta família: a (RED), porque é ajudada economicamente; e a FIAT e o consumidor, por poderem ajudar uma instituição internacional, contribuindo, assim, para a “luta pela erradicação do VIH e para apoiar os esforços de ajuda global da Covid-19”, explica a diretora de marketing.

Série especial mais ética e relevante da marca”

Uma parceria inspiradora?

A FIAT, a Jeep e RAM (todas marcas do grupo Stellantis) comprometem-se a disponibilizar um fundo mínimo de quatro milhões de dólares (cerca de três milhões e meio de euros) para o Fundo Global, entre 2021 e 2023, para ajudar a combater, juntamente com a (RED), a Covid-19 e o VIH. Até ao início deste ano (2022), as vendas da família (FIAT)RED representavam “cerca de 15% do mix de vendas no geral”, refere Susana Victor.

15%

Até ao início de 2022, as vendas da família FIATRED representavam cerca de 15% do mix de vendas no geral da marca.

Este tipo de iniciativas, em que marcas se aliam a instituições, é uma mais-valia para qualquer sociedade, pois todos ficamos a ganhar. Como afirma o economista Umair Haque, empresas que tomam iniciativas, como a que a FIAT tem com a (RED), “não estão apenas a construir produtos, serviços, estratégias ou modelos de negócio melhores: antes de mais, estão a construir melhores instituições”.

Pode esta parceria entre FIAT e (RED) lançar uma tendência no mercado automóvel? “Se isso acontecer, será muito gratificante, porque inspirar os outros a fazer algo de positivo, como apoiar causas sociais, é benéfico para a sociedade em geral”, responde a diretora de marketing da FIAT de Portugal.

Saiba mais em RED combina com tudo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora