1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Lisboa. Estado de nervos na direita com hesitações de Moedas: "Cada coisa a seu tempo"

CDS e IL continuam a competir pelos melhores lugares na coligação e não há forma de a direita se entender em Lisboa. Moedas acredita que está dentro do prazo normal e pede juízo aos futuros parceiros.

Não há forma de o nó se desatar definitivamente em Lisboa. Apesar de existir já um princípio de acordo para que a coligação de Carlos Moedas venha a integrar o CDS e os mais recentes parceiros da Iniciativa Liberal, a verdade é que as negociações continuam para lá e para cá sem que exista ainda um desenho final do que pode ser a distribuição de lugares no futuro executivo autárquico. Aliás, a única coisa que não pára de aumentar é mesmo o mal-estar entre todas as partes envolvidas.

Da parte de Carlos Moedas, há só um recado para todos: “Cada coisa a seu tempo”, diz fonte próxima do presidente da Câmara de Lisboa ao Observador. Que é o mesmo que dizer que se o CDS e ou Iniciativa Liberal continuarem com pressa e a fazer exigências desproporcionais, arriscam-se a ficar fora do barco. De resto, não é segredo para ninguém que Moedas está a perder a paciência com as estruturas locais dos dois partidos, sobretudo o do CDS, que ainda há um par de semanas convocou um plenário local para referendar a continuidade na coligação “Novos Tempos”.

Com as negociações a decorrerem normalmente e dentro de prazos que considera aceitáveis, Moedas tem evitado comentar publicamente essas questões por entender que qualquer dramatização extemporânea pode prejudicar e o processo. Apesar de tudo, o autarca tem registado todos os recados que se vão passando através da comunicação social (e não só). Se as coisas continuarem a escalar, pode sentir-se obrigado a dar como terminadas as conversações. Significa isto que Moedas poderá decidir ir a votos sozinho? No limite, e se sentir que tem mais a perder do que a ganhar com parceiros tão instáveis, porque não?

A futura líder da IL, Mariana Leitão, já assumiu ter reservas sobre Moedas e acusou o presidente da Câmara de Lisboa de não ter feito um "trabalho excecional". Sem dizer que se referia a Lisboa, Nuno Melo mandou avisar que o partido tem de ser respeitado em qualquer coligação. Moedas está a ficar agastado estes recados

CDS a roer as unhas

Nas fileiras do CDS o nervosismo está instalado. Desde logo, porque há muito poucos democratas-cristãos que estejam verdadeiramente a par do andamento do processo, que está a ser conduzido, deste lado, pelo vice (e secretário de Estado) Telmo Correia. O que se constata, já de há umas semanas para cá, é que existe um “impasse” que atrasa as negociações – e que isso está longe de beneficiar o CDS.

Nos corredores do CDS Lisboa, as contas que se fazem são ao número de vereadores que o partido conseguirá negociar numa eventual lista da coligação Novos Tempos 2.0 – agora tem três – mas também aos dias que vão passando sem que o dossiê se encerre. “É do interesse de Carlos Moedas: quanto mais tarde, melhor”, comenta um dirigente local do CDS.

É o mesmo que dizer que para o CDS “quanto mais tarde… pior”. Os democratas-cristãos já queriam ter a pasta fechada desde o início do ano, não só para prepararem a candidatura como também para terem melhores condições de negociação – no CDS existe o medo de que Moedas vá prolongando as conversas até ao limite para as encerrar em cima da hora, já com pouca margem para que os democratas-cristãos, que querem repetir a coligação mas em condições dignas, consigam negociar as suas posições.

No jogo do empurra também surge um passa-culpas frequente: do lado do CDS têm sido comuns as queixas sobre a “indecisão” da Iniciativa Liberal e sobre as diferentes vozes que, no partido, vão defendendo perspetivas diferentes sobre o caminho a tomar para Lisboa. Sobretudo numa altura em que a liderança muda e o rumo do partido volta a ser discutido – mesmo que boa parte da direção se mantenha.

Também por isso têm surgido, do lado do partido mais pequeno, vários recados – nomeadamente aquele que saiu do último plenário concelhio de Lisboa, que acabou a aprovar por unanimidade um texto em que se reconhecia que o caminho natural é repetir a coligação, mas que o CDS não pode ser desvalorizado ou menorizado. Desde logo, como se tem repetido nos corredores do partido, se a Iniciativa Liberal entrar nestas contas, uma vez que tendo em conta o seu peso eleitoral será natural que fique com mais vereadores do que o parceiro inicial, o CDS.

Ainda assim, se os democratas-cristãos conseguissem salvar a face nas negociações, assegurando dois lugares (tendo em conta que já perderam na prática um vereador, Filipe Anacoreta Correia, que anunciou a desfiliação e conta, se entrar na lista, fazê-lo como independente), já seria uma perspetiva suficiente. Até porque não falta quem recorde que nestas negociações podem sempre entrar outras variáveis, como a negociação de candidaturas a presidências de junta onde a vitória seja mais favorável para compensar uma redução da representação nas listas para a autarquia.

Assim, no CDS causaram irritação as interpretações sobre as palavras de Nuno Melo, durante a convenção autárquica do partido no fim de semana passado, quando falou nas condições para o CDS participar em coligações autárquicas. O líder do CDS (e ministro da Defesa) começou por dizer, numa aparente referência a Lisboa: “Há coligações que neste momento estão vigentes e nós percebemos que os tempos mudam, e pode ser conveniente que, em alguns casos, outros parceiros entrem. Agora, quando entrando outros parceiros, o CDS continue a ser respeitado no sentido de poder continuar a exercer mandatos, como vinha fazendo (…) naturalmente que essas coligações poderão acontecer”.

[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 8.º e último episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui, o quarto aqui, o quinto aqui, o sexto aqui e o sétimo aqui]

Até aqui tudo bem. A nuance que fez notícia surgiria depois: “Onde o CDS desempenha com relevância o poder autárquico, expressando os seus valores nesses mandatos, e para entrarem outros, o CDS tem que sair, ou tem que baixar, não tendo a expectativa de exercer esses mandatos (…) então naturalmente aí o CDS concorrerá sozinho”. Não “baixar” a sua representação parecia uma condição para entrar numa reedição da coligação Novos Tempos – condição difícil, no mínimo, de cumprir, dada a redução do peso eleitoral do CDS, a possível entrada da IL e a passagem a independente de Anacoreta Correia.

Mas no CDS frisa-se que essa interpretação não teve “relação nenhuma” com a realidade, salvaguardando-se que a tal redução no número de candidatos na lista não tem como consequência automática a saída do CDS da coligação (até porque existem as tais outras variáveis, como presidências de junta, a negociar).

Fonte da direção sublinha que o presidente do partido até repetiu que estava a falar na “doutrina geral” e não sobre nenhum caso em concreto, e que por isso não estaria a deixar um ultimato a Moedas – embora estivesse, sim, a fazer questão de reafirmar a posição do CDS, que não quer, naturalmente, sair diminuído ou humilhado da negociação sobre a coligação que ajudou a compor.

No jogo do empurra também surge um passa-culpas frequente: do lado do CDS têm sido comuns as queixas sobre a “indecisão” da Iniciativa Liberal e sobre as diferentes vozes que, no partido, vão defendendo perspetivas diferentes sobre o caminho a tomar para Lisboa

IL fechada em copas

Na Iniciativa Liberal, o silêncio está a ser usado como arma de negociação. Depois de irritações e desconfianças mútuas entre possíveis parceiros de coligação nos últimos meses, os liberais preferem fechar-se em copas e não dizer uma palavra. Até porque, num passado recente, o coordenador do núcleo de Lisboa, Rodrigo Mello Gonçalves, foi dando declarações públicas, desde logo quando, à boleia da operação Tutti-Frutti, garantiu ao Observador que “a Iniciativa Liberal está a trabalhar no seu projeto autárquico para a cidade de Lisboa” — uma ideia que já tinha deixado anteriormente —, mas rematando que “questões sobre o PSD devem ser dirigidas ao PSD, porque este é o momento do PSD arrumar a sua casa“. Agora, contactado pelo Observador, prefere não comentar o assunto.

Passaram poucos meses após as notícias que abalaram a confiança na relação entre liberais e sociais-democratas — e que deixaram a IL pé atrás relativamente ao apoio a Carlos Moedas — e, nessa altura, também Mariana Leitão, agora prestes a tornar-se presidente do partido, disse em entrevista ao Now que está em causa “um facto grave” que “certamente será devidamente ponderado pelo núcleo de Lisboa” no momento de tomar a decisão. Já que, sublinhou, foram estabelecidos princípios basilares para avaliar em casos de coligações e um deles era a existência de uma “equipa idónea” — “A partir deste momento isto está em causa”, sugeriu.

Apesar de existir a crença, entre diversos liberais, de que o caso judicial pode abanar a decisão final, a verdade é que havia a tese, partilhada publicamente por protagonistas liberais, nomeadamente na última reunião magna, de que contra uma frente de esquerda, Carlos Moedas não deveria ir sem o apoio liberal. Aliás, a própria Mariana Leitão, nessa altura, assumiu “alguma reserva” e acusou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa de não ter feito um “trabalho excecional”, mas reconheceu que o apoio “seria o mais sensato a fazer” no caso de haver uma frente de esquerda.

João Cotrim Figueiredo também considerou que Lisboa seria uma “boa exceção” à opção liberal de ir sozinha a votos, crente de que há o “risco, que parece real, de haver uma grande coligação à esquerda”. “Não gostaria de ver a IL ser responsável por uma maioria de esquerda que má memória nos deixou na última vez que lá estiveram”, alertou.

A verdade é que, da última vez que a IL foi sozinha a votos em Lisboa, não correu bem e os liberais ficaram sem nenhum vereador. Passaram quatro anos, o partido cresceu consideravelmente — nessa altura só tinha um deputado único e atualmente tem um grupo parlamentar de nove deputados — e para estas autárquicas já estão aprovadas uma série de coligações por todo o país, mesmo que essa não seja a opção preferencial dos liberais. Mas nem a nega a Moedas é de boa memória, nem Lisboa é uma autarquia em que não vale a pena fazer grandes contas.

Por falar em contas e apesar de esse não ser propriamente um tema que os liberais tenham tendência a priorizar — desde cedo carregam o mote de as ideias serem superiores a cargos —, dificilmente um partido com o peso da IL permitiria que o CDS tivesse mais vereadores em lugares elegíveis, um assunto que tem feito parte da discussão e que deixa os democratas-cristãos numa posição bastante mais delicada do que há quatro anos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.