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Eduardo Sousa Ribeiro

Eduardo Sousa Ribeiro

PiscaPisca.pt: Top of mind no setor automóvel

Qual é a empresa que não quer ter a sua marca gravada na cabeça das pessoas? Certamente todas, mas poucas têm êxito. Um caminho para reunir estratégias e destaque face à concorrência

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Num mundo onde a sociedade de consumo é cada vez mais seletiva e cobra o posicionamento das organizações sobre assuntos importantes, as marcas de sucesso já perceberam o que é necessário para estar no top of mind dos consumidores: estabelecer uma relação de confiança e de transparência.

É justamente nessa permissa que se posiciona o PiscaPisca.pt, um motor de busca de compra e venda de veículos usados que por meio da inovação, da confiança e da informação segura comunica com todos os públicos, sejam estes experts ou não de carros, assumindo-se como uma marca inclusiva que se exprime de forma simples e intuitiva.

Os especialistas e os estudiosos de branding afirmam que, na nova cultura contemporânea, a marca deve ter um propósito, apoiar uma causa de forma a ter maior destaque, gerando partilha e, deste modo, realçar o modo como esta se relaciona com o mundo. Para Patrícia Weiss, chairwoman e founder da BCMA (Branded Content Marketing Association Portugal & South America), “num mundo com tanta informação, por um lado, e tanta escassez de significado, por outro, o desafio das marcas é impactar e conectar o ser humano.”

Dentro desse contexto, o diretor do PiscaPisca.pt, Paulo Figueiredo, explica o que está por trás da empresa: “Nós não queremos ser apenas um motor de busca, nós queremos ser uma marca onde as pessoas sentem uma ligação. Criámos um ADN comum de querer dar resposta a uma necessidade do serviço que prestamos, mas queremos também que o consumidor sinta que é uma marca que diz algo, que contribui para a sociedade e que apoia as pequenas e médias empresas.”

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Quem é o Paulo Figueiredo?

É alguém que gosta muito do trabalho que faz e o PiscaPisca.pt tem sido um desafio fenomenal. Do ponto de vista pessoal, gosta de estar com a família, com os filhos à volta e de fazer coisas divertidas.

“Gosto de fazer coisas novas, de não estar parado, estar sempre a inovar, e é um bocadinho desse ADN que tenta trazer para a marca.”

Confiança, inovação, alegria e a música. É o que nos define e vai continuar a definir nos próximos tempos.

A Marca

Quando vai trocar de faixa, ou escolher outra direção, a primeira coisa que faz é ligar o pisca do carro, não é? O nome PiscaPisca foi criado com esta mesma intenção, ou seja, provocar a mudança no setor automóvel.  A equipa trabalhou para desconstruir a imagem antiquada de um mercado maioritariamente masculino, sério – mais do que o necessário – e monopolista. A empresa apostou na inovação das cores, no modo de comunicar e abandonou uma linguagem técnica, o que acabou por atrair o público.

“Fizemos um estudo de cores e a nossa cromática – o rosa fúschia e o azul eletrizante – demonstra que queremos falar com todos os tipos de consumidores, de ambos os géneros e com todos os estilos. Queríamos ser uma marca irreverente, que trouxesse uma lufada de ar fresco ao mercado”, explica Ana Cação, brand manager do PiscaPisca.pt.

Paulo Figueiredo reforça a ideia do PiscaPisca.pt como uma marca jovem e vai mais além: é uma marca alegre e que, de uma forma ou de outra, estará sempre ligada à música. A relação de uma cromática à construção emocional com o consumidor é uma preocupação da marca, e por isso a aposta na música”.

Depois de escolherem o nome da marca, optaram por recriar um sucesso que todos os portugueses conhecem, mas que estava adormecido na memória: “A moda do pisca-pisca”, na voz da Ruth Marlene.  “A música já tem quase 30 anos, alguns podem ter se esquecido, mas está na cabeça de todos nós, então demos uma roupagem nova, uma nova letra, uma evolução e assim surgiu”, relembra Paulo.

Ana Cação, responsável pela área de comunicação e marketing do Banco Credibom e PiscaPisca.pt desde o minuto zero, como ela própria refere, conta que este projeto foi construído, desde o início, a partir de um estudo e dos sinais que o mercado dava, ou seja, de acordo com as necessidades do setor dos usados. “Nós trouxéssemos a diferença porque acreditamos que um setor que tem o monopólio é um setor que a médio e longo prazo não irá sobreviver. Acima de tudo, mais do que ter um objetivo de performance, é estar ao lado do setor, ao lado do consumidor e proporcionar a todos uma experiência única”.

O Projeto

Muito trabalho e planeamento estratégico garantem também um bom posicionamento da marca no mercado. Foi assim com o PiscaPisca.pt, o motor de busca que completa dois anos neste mês de março, tendo demorado cerca de três anos até que fosse lançado ao público.

O projeto, criado pelo Banco Credibom, líder no financiamento de automóveis usados e no mercado há mais de 25 anos, foi pensado na lógica de apoiar o setor e o mercado. Para Pedro Mata, Deputy CEO do Credibom, “as condições do mercado à época do lançamento, ainda que no meio da pandemia, mostraram-nos que era o momento certo para criar a marca, permitindo-nos atingir aquilo que ambicionávamos e que estamos a conseguir atingir”.

O objetivo era aliar o ecossistema do financiamento à montra digital e facilitar as vendas, o stock, e adicionalmente o aconselhamento aos profissionais registados.

“O nosso objetivo é também apoiar as pequenas e médias empresas do setor automóvel com a nossa montra digital”, acrescenta o diretor Paulo Figueiredo.

Uma pandemia e muitos desafios

Dia 2 de março de 2020, data do lançamento oficial do PiscaPisca.pt e confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Portugal. Naquela altura já sabiam que entrariam para a história.

Quando questionado se ponderou adiar o lançamento, Paulo Figueiredo não hesitou na resposta:

“Nunca pensámos adiar ou desistir porque também tínhamos a missão de que, neste mercado constituído acima de tudo por pequenas e médias empresas, éramos uma ferramenta essencial para as apoiar num período que não sabíamos quanto tempo iria durar, que impacto iria ter. Por isso, era muito importante que as empresas soubessem que o PiscaPisca.pt era um parceiro que estava a trabalhar com elas fossem qual fossem as circunstâncias.”

Quando o país entrou em lockdown, outro desafio chegou, manter uma equipa de 40 programadores em homeoffice sem a infraestrutura necessária e continuar a desenvolver a plataforma.  Paulo Figueiredo afirmou: “colocámos em ação um plano ambicioso, que em duas semanas os nossos colaboradores teriam condições de trabalhar com computadores especiais e velocidade de Internet adequada. Conseguimos, com muitas aventuras pelo meio, mas fizemos acontecer e resultou muito bem”.

Em geral, em 2020, devido à pandemia, a queda nas vendas de carros era uma grande preocupação, tal como se confirmou com o valor de 33,9%, de acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Contudo, o período pandémico mostrou-se fundamental para o mercado digital com uma ampla oferta de opções e de melhoria nos serviços, nomeadamente no pós-venda. De acordo com PiscaPisca.pt, a empresa apresentou um crescimento sustentável e orgânico.

Ao aceder ao site PiscaPisca.pt, o cliente responde a cinco perguntas e face a estas informações é apresentado um conjunto de carros que se adequam ao perfil do comprador. “É uma maneira de orientar o consumidor e tornar o processo de compra seguro, simples e fácil”, explica Paulo.

Números Expressivos

Atualmente, o PiscaPisca.pt tem mais de 40 mil carros registados e 2 mil profissionais registados. Apenas no mês de fevereiro, 600 mil pessoas visitaram a plataforma. Desde o lançamento, mais de 6,5 milhões de portugueses já acederam ao site, o que representa 65% da população do país.

Prémio e Certificação

Quem escolhe o PiscaPisca.pt para comprar um carro, encontra no motor de busca uma garantia de certificação, que resulta numa parceria com a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel (APDCA) – representante dos comerciantes usados.

“Criamos ferramentas que asseguram a veracidade das informações dos veículos, ou seja, se o carro existe, se os dados técnicos estão corretos, se o stand é validado e se existe a garantia que a informação é real e de confiança. Assim, certificamos os vendedores e os carros, ou seja, transparência total’’, explica o diretor Paulo Figueiredo.

Foi a pensar na qualidade e na transparência, características que fazem a diferença neste mercado, que o PiscaPisca.pt assinou um acordo com a Deco Proteste para servir de apoio a quem compra e destacando as obrigações de quem vende. De acordo com a empresa, é o único portal em Portugal que possui esta parceria.

Em janeiro, com menos de dois anos de atuação, o PiscaPisca.pt conquistou o Prémio Cinco Estrelas na categoria de melhor plataforma de classificados de automóveis de Portugal, eleito pelo próprio público. “É um reconhecimento dos consumidores porque foram eles que votaram e nos elegeram. O que, de facto, nos dá um grande orgulho e uma grande responsabilidade” admite Paulo.

O Futuro

Para quem se lançou na pandemia, o olhar para o futuro até poderia ter “um quê” duvidoso, mas não para a equipa do PiscaPisca.pt. A empresa encara com determinação esse mesmo futuro, ciente da consistência do seu projeto, baseado em estratégias e metas bem definidas.

De acordo com o diretor Paulo Figueiredo, 2022 será um ano vital, um ano de consolidação da marca e do portal. Paulo garante que continuará a inovar, a desenvolver ferramentas novas, tanto para quem compra, como para quem vende. “Em paralelo, vamos continuar a criar assets para a marca, mais valências, fazê-la crescer com a tal ligação humana que para nós é muito importante”, conta o diretor.

Há também uma série de projetos estratégicos, mas que, por uma questão tática e de concorrência, não quis divulgar.

No entanto, há uma novidade que há de piscar e brilhar muito: a roda gigante do Rock in Rio Lisboa que terá a assinatura do PiscaPisca.pt nas cores da marca rosa fúchsia e azul. A festa irá começar ainda na fila da atração, o público passará por um corredor de acesso com um pink carpet e a música ficará por conta de DJ’s como António Félix da Costa, piloto de Fórmula E e embaixador do PiscaPisca.pt, que já está entre os confirmados. As cabines da roda gigante serão temáticas e com diferentes experiências. O público poderá assumir o comando de uma playlist personalizada e escolher o que quer ouvir. Para registar e eternizar o momento, os passageiros terão à disposição um tablet onde poderão tirar fotografias e partilhar nas redes sociais. E ainda: será possível concorrer a prémios, entre eles, um carro.

“O PiscaPisca.pt partilha o ADN do Rock in Rio: música e experiência. Se o Rock in Rio é mais do que um festival, o motor de busca PiscaPisca.pt também é mais que uma plataforma, posicionando-se como advisor dos consumidores no momento de compra e venda de um carro usado. É a atitude que nos une. Rompemos com a forma tradicional deste setor comunicar e é uma marca inclusiva, que conversa com todos, de forma simples, e, acima de tudo, de forma fun, procurando levar a alegria e a diversão a todos os portugueses e assim também contribuir para construir um mundo melhor”, relata Paulo Figueiredo, Diretor PiscaPisca.pt.

Ana Cação, Brand Manager PiscaPisca.pt

Quando pensa em ‘Pisca Pisca’ pensa no quê?

Irreverência!

Na vida, prefere online ou offline?

Primeiro online, depois off-line. Acredito que a dicotomia dos dois ecossistemas é o que faz sentido.

Como vê o futuro da marca Pisca Pisca?

Com muito sucesso!

Pedro Mata - Deputy CEO do Credibom

Na vida, prefere online ou offline?

Os dois! Um não vive mais sem o outro.

Qual foi a primeira coisa em que pensou quando percebeu que no dia do lançamento da marca, a Covid-19 tinha chegado no país?

Nunca perdemos a convicção porque as condições do mercado mostraram-nos que era o momento certo para criar a marca.

Como vê o futuro da marca PiscaPisca.pt?

Vejo um futuro fantástico. Numa palavra: Sunshine!

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