794kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Viver o Natal no Centro de Portugal, pelos olhos dos mais pequenos

À medida que as férias de Natal se aproximam, surge a vontade empolgante de criar momentos mágicos e memoráveis de muita aprendizagem e redobrada alegria para os mais novos.

Sugestões de atividades e paragens obrigatórias não faltam para avivar ainda mais o espírito natalício tão presente nas crianças, que o vivem como ninguém. Umas mais divertidas, outras mais culturais, todas as propostas são a garantia de um tempo bem passado, no Centro de Portugal.

Começamos a nossa viagem em Óbidos, a vila que se transforma numa Escola de Feiticeiros, neste Natal! Durante um mês, de 30 de novembro a 31 de dezembro, a imaginação não tem limites. Miúdos e graúdos vão poder viajar no comboio “Óbidos Express”, jogar quadball no gelo com os amigos, escorregar pela rampa gelada, voar de vassoura, conhecer a Casa do Gigante e explorar o Labirinto Encantado cheio de surpresas.

E há mais: vão aprender a fazer poções mágicas, a cuidar de animais fantásticos, a praticar atividades radicais no gelo e a cozinhar receitas de herbologia. Tudo isto envolvidos por muita diversão, espetáculos, bonecos de neve e, claro, a visita do Pai Natal!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma proposta diferente, mas não menos estimulante, é a que lhe oferece o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota: conhecer os segredos da Cavalaria Medieval.

 

Localizado a 3 km do Mosteiro da Batalha, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota está instalado no Campo Militar de São Jorge, no concelho de Porto de Mós. Está exatamente no local onde, a 14 de agosto de 1385, Portugueses e Castelhanos travaram uma das mais importantes batalhas da História de Portugal.

 

Nestas férias de Natal, dê a conhecer às crianças o espaço interativo, totalmente dedicado ao tema. Não perca os quatro espetáculos multimédia. Prometem ficar na memória!

Vamos a um desafio: descobrir morcegos no Carsoscópio do Alviela

O Carsoscópio do Centro de Ciência Viva do Alviela promove mais uma edição das CARSOférias de Natal, com atividades científicas destinadas a crianças dos 6 aos 11 anos. Cada dia com um tema diferente, aqui as crianças são convidadas a conhecer e a explorar as exposições, a fazer atividades experimentais e a descobrir a geologia e a biologia da envolvente do Centro Ciência Viva. Marque antecipadamente. Os mais pequenos vão adorar!

A poucos quilómetros, no Entroncamento, leve as crianças a brincar aos maquinistas. A nossa quarta sugestão acontece no Museu Nacional Ferroviário! Durante o mês de dezembro, este Museu proporciona visitas temáticas, nas quais todos ficarão a conhecer não só locomotivas e carruagens, mas também a importância dos ferroviários na construção e evolução do caminho de ferro, ao longo dos tempos.

 

Conhecer os bairros ferroviários do Entroncamento também faz parte das atividades possíveis, bem como o “Traincatcher” Especial Natal e a visita “A Bordo”. E como estamos na época natalícia, admire “La Liliputienne”, a locomotiva-brinquedo encomendada e oferecida pelo rei de França Louis Philippe, padrinho do Infante D. Luís, aos pequenos príncipes da família real portuguesa. Circulava numa rede de carris instalada no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

Vamos agora até Castelo Branco onde o entretenimento dos miúdos durante as férias vai ser tarefa fácil. Siga a nossa dica: aproveite as oficinas de Natal, no Museu-Fundação Cargaleiro. Destinadas a crianças dos 6 aos 10 anos, nos dias 19 a 22 de dezembro, estas são as oficinas que as desafiam a criar mensagens de Natal com folhas secas, frutos, ramos, massa de modelar, com tintas…as opções são variadas e o objetivo é apenas um: estimular a sua imaginação. Depois de enviadas as mensagens por correio, a um amigo ou familiar, sobra ainda tempo para meter as mãos na massa – ou melhor, no chocolate – e confecionar um doce de Natal.

  • Museu-Fundação Cargaleiro.
  • Museu-Fundação Cargaleiro.
  • Museu-Fundação Cargaleiro.

Agora sim, chegou a altura de meter ainda mais as mãos na massa…do Atelier de Massa do Pão. A época de Natal no Museu do Pão, em Seia, é mágica. Além das luzes, que conferem a este espaço um encanto único, o mês de dezembro é recheado de atividades e muita animação, no interior e no exterior do museu.

 

Durante esta quadra, muitas são as atividades disponíveis que prometem animar miúdos e graúdos. O que aqui podem fazer: partir à descoberta do ciclo do pão – explicado de uma forma divertida e pedagógica -; andar no carrossel do Museu do Pão – mandado construir de propósito sobre a temática do pão, ao mesmo construtor da Torre Eiffel -; ou participar na atividade “Dê Cor ao Seu Natal” – e criar uma peça com massa especial colorida para a decoração da Árvore de Natal lá de casa.

O Natal não seria Natal sem levar a família a visitar a exposição de construções com peças LEGO, no Leiria Natal. Para além desta atração principal, os mais pequenos poderão ainda usufruir das várias animações disponíveis, como a pista de gelo, a rampa, o carrossel, o comboio, o Jardim e o Mercado solidários, concertos, teatros, tasquinhas, dança…e a boa notícia é que a maior parte só termina no dia 31 de dezembro!

De Leiria rumamos a Aveiro, para a nona proposta deste roteiro: aprender a fazer ovos moles. Em Aveiro, é claro! O workshop terá lugar na Oficina do Doce e tem como pretexto simplificar este processo, respeitando sempre a tradição. O objetivo é aprender a fazer este doce tão típico, de raiz, com o plus de o poder provar no final. Todos vão ficar deliciados!

Termine este roteiro muito perto, em Ílhavo: nas Oficinas de Pintura da Vista Alegre. O Museu Vista Alegre desafia miúdos e graúdos a criar um calendário do advento nas oficinas criativas do Museu. Utilizando peças de porcelana natalícias, materiais naturais e reciclados, os participantes podem pintar e criar o calendário, com peças decorativas que podem também ser usadas na árvore de Natal.

  • Vila de Natal - Óbidos
  • Atividades Vista Alegre
  • Atividades Vista Alegre

Outra proposta do Museu Vista Alegre é fazer os presentes de Natal artesanais. Para isso é preciso pôr a mão na massa e experimentar a pintura de peças em porcelana, com tintas acrílicas ou cerâmicas! Pode ainda optar pela modelação de pasta de porcelana…a escolha é sua!

E sugestões para os mais crescidos? Também há!

Mostrar Esconder

Porque o Natal é feito para todas as gerações, saiba que pelo Centro de Portugal, existem inúmeras atividades e programas disponíveis para que possa desfrutar desta época em família ou com amigos. Conheça todos os eventos, aqui!

Manter as crianças entretidas não precisa de ser uma dor de cabeça. Antes pelo contrário! Desde as atividades mais simples, às mais complexas, sugestões não faltam para que estas férias de Natal sejam, de facto, as mais especiais. Não há melhor altura para sonhar do que esta e até os adultos ficarão com vontade de voltar a acreditar no Pai Natal! Onde? No Centro de Portugal!

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos