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O que é?

Trata-se de um serviço de triagem clínica feito pelo telefone prestado pelo Hospital da Luz, que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, para adultos e crianças.

Através da LUZ 24, pode:

  • Ter um encaminhamento personalizado para o Hospital da Luz mais perto de si;
  • Fazer uma videoconsulta urgente;
  • Aconselhar-se com uma equipa especializada;
  • Tirar dúvidas sobre qualquer questão que tenha relativa à sua saúde.
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Qual o número?

O número do serviço LUZ 24 é apenas um: 217 104 424. Este número serve toda a Rede Hospital da Luz, independentemente do local em que se encontra.

Na página de entrada da app MY LUZ, pode encontrar o botão para ligar diretamente para a LUZ 24.

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Tem custos?

Não, o serviço de triagem LUZ 24 não tem qualquer custo associado. O único custo que tem é o da chamada, que corresponde ao custo de uma chamada para a rede fixa nacional.

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Quem está do outro lado do telefone?

Ao contactar a LUZ 24, do outro lado da linha está uma equipa de enfermagem que usa protocolos definidos com base nas melhores práticas internacionais, aplicando-as de forma personalizada e adaptada a cada situação. Desta forma, a equipa consegue aconselhar sobre os cuidados de saúde mais adequados a seguir, como:

  • Atendimento urgente por profissionais clínicos no Hospital da Luz;
  • Videoconsulta urgente (sem necessidade de marcação), logo a seguir à triagem feita pela LUZ 24;
  • Consulta prioritária nas 48 horas úteis seguintes;
  • Consulta ou videoconsulta programada;
  • Aconselhamento de autocuidados.

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Caso seja necessária uma videoconsulta urgente, como se processa?

Se no processo de triagem da LUZ 24 lhe for indicado uma videoconsulta urgente, deve realizar os seguintes passos:

  1. Aguardar a mensagem que será enviada para o seu telemóvel;
  2. Após receber a mensagem, entrar no site do Hospital da Luz e aceder à área pessoal MY LUZ. Caso não esteja registado, deve criar uma conta;
  3. Já na área pessoal MY LUZ, fazer a admissão para a videoconsulta urgente. O médico estará à sua espera.
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E no caso de se tratar de uma consulta ou videoconsulta programada, quais os passos?

Se a LUZ 24 considerar que a sua consulta ou videoconsulta, apesar de não urgente, é prioritária, é garantida a marcação para as 48 horas úteis seguintes. Neste caso, a sua chamada é passada para os serviços administrativos, para que possam agendar consigo a data e hora que lhe forem mais convenientes.

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Se tiver de ir para um Hospital da Luz depois de contactar a LUZ 24, como se processa?

Nestes casos, a LUZ 24 indica-lhe qual o Atendimento Urgente do Hospital da Luz mais próximo de si (ou da sua preferência). Quando aí chegar:

  • O hospital tem acesso à sua informação da LUZ 24;
  • Na admissão, tem uma senha específica para cliente LUZ 24;
  • Na triagem de enfermagem presencial, deve fornecer o código que lhe foi enviado pela LUZ 24 por mensagem para o seu telemóvel.
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Posso utilizar a LUZ 24 mesmo não sendo cliente do Hospital da Luz?

Sim, pode.

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Posso usar a LUZ 24 em casos de emergência?

Não. Nos casos de emergência médica, o único meio que deve acionar é o serviço de 112.