A final de salto em altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputada a 1 de agosto, foi tudo menos típica. Em vez de um único vencedor, a competição teve dois medalhados com o ouro: os atletas Mutaz Essa Barshim, do Qatar, e Gianmarco Tamberi, de Itália.

Uma publicação do Facebook, que elogia o desportivismo mostrado por Barshim e Tamberi, sugere que os dois atletas partilharam o ouro porque o italiano se lesionou e o qatariano, por solidariedade, decidiu não realizar o último ensaio. Não foi exatamente isso que aconteceu.

O post em que se sugere que a partilha da medalha de ouro se deveu a uma lesão

Como noticiado pelo Observador na altura, na final, realizada durante a manhã de 1 de agosto, Barshim e Tamberi registaram exatamente a mesma marca, 2,37 metros, o que os colocou no primeiro lugar do pódio do salto em atura dos Jogos Olímpicos. Para resolverem a questão, os dois atletas tinham duas soluções: realizar um “jump off”, um salto de desempate, ou partilhar o ouro. Ambos optaram por não continuar a disputa e a medalha de prata ficou por atribuir. A de bronze foi para o bielorruso Maksim Nedasekau.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não foi a primeira vez que Mutaz Essa Barshim aceitou partilhar a medalha com um colega. Em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, dividiu a medalha de bronze com o canadiano Derek Drouin e com o britânico Robert Grabarz. O bronze acabou por ser transformado em prata e a prata do norte-americano Erik Kynard em ouro, porque o vencedor, o russo Ivan Ukhov, violou as regras anti-doping.

É, no entanto, mais raro que um empate aconteça na primeira posição do pódio. Segundo o Ge, desde as olimpíadas de 1908, realizadas também em Londres, que dois atletas não terminaram empatados no primeiro lugar de uma prova de atletismo.

A essência olímpica em rapazes aos saltos. No final, a medalha de ouro teve de ser partilhada

Conclusão

Mutaz Essa Barshim, do Qatar, não decidiu não realizar o último ensaio na final de salto em altura porque o adversário italiano, Gianmarco Tamberi, estava lesionado. Ambos alcançaram exatamente a mesma marca e optaram por não realizar um salto de desempate, preferindo partilhar a medalha de ouro.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge