Uma publicação viral de Facebook, do passado dia 6 de janeiro deste ano, mostra um vídeo, no mínimo, alarmante: um alegado quase embate entre dois aviões de companhias diferentes que terá ocorrido no início de 2024. Alega-se em várias publicações deste género que estamos perante um avião da Qantas Arways, transportadora aérea da Austrália, e outro da Emirates, dos Emirados Árabes Unidos. Mais nenhuma informação foi prestada. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que dois aviões quase embateram no início de 2024. É falso.

Analisando, numa primeira abordagem, o vídeo em si, há várias informações em falta: onde é que este quase alegado acidente aconteceu, em que aeroporto e porquê. Nenhuma destas perguntas é respondida pelo autor. Depois, se pesquisarmos por notícias de 2023 e de 2024, não é possível encontrar nenhuma informação credível que garanta que aqueles dois aviões embateram num qualquer aeroporto do mundo.

O caso  muda de figura quando foi possível encontrar uma publicação de 9 de setembro de 2023, em que um utilizador alega que foi ele quem fez o vídeo. “Publiquei uma simulação de um quase acidente entre um avião da Quantas Arways e um A380 da Emirates, no centro de uma pista de aterragem. Muita gente está a perguntar-me onde ocorreu esta quase tragédia. Esclareço: não aconteceu”. O utilizador de Facebook explica que usou um video jogo, o Microsoft Flight Simulator 2020, para executar o vídeo em causa.

Conclusão

Não é verdade que tenha ocorrido, em 2024, até ao momento, um quase acidente entre dois aviões de diferentes transportadoras aéreas. O vídeo que se vê, a partir de uma publicação de Facebook do passado dia 6 de janeiro, não passa de uma simulação feita através de um videojogo. Só foi possível chegar a essa conclusão graças à confissão de um utilizador, que alegou na mesma rede social ser ele o responsável por editar aquele conteúdo. Referiu ainda que a situação em si, com aquelas duas transportadoras aéreas, não aconteceu.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge