Está a ser partilhada nas redes sociais uma imagem que alegadamente mostra um túnel construído pelo grupo radical islâmico Hamas, e que servirá de ligação entre a cidade de Rafah (no sul da Faixa de Gaza) e o Egito. “Um dos 50 túneis de tamanho de estradas que Israel descobriu, ligando Rafah ao Egito”, diz uma das publicações. Mas será que a imagem partilhada mostra mesmo uma passagem subterrânea entre o território de Gaza e o Egito?
Ao longo das últimas décadas, a população palestiniana tem tido dificuldades em deixar o território da Faixa de Gaza. A travessia terrestre, tanto em direção a território israelita como em direção ao Egito (através da passagem de Rafah) não se afigurava fácil — normalmente, os pontos de fronteira só estavam abertos alguns dias por mês. E tudo piorou desde o dia 7 de outubro, quando várias células das Brigadas Al-Qassam, o braço armado do Hamas, invadiram Israel, matando mais de 1100 pessoas, a maioria civis.
Desde esse dia, Israel fechou as passagens de Erez (no norte da Faixa de Gaza) e de Kerem Shalom (mais a sul). E o Egito restringiu ainda mais o fluxo de pessoas na passagem de Rafah, impedindo o expectável êxodo de palestinianos que tentavam fugir aos ataques e incursões de forças israelitas que surgiram como retaliação ao ataque terrorista de 7 de outubro.
Mas será que as publicações aqui em análise mostram uma rede de túneis do Hamas em direção ao Egito, usada para os operacionais do grupo atravessarem a fronteira de forma clandestina?
A imagem partilhada nas redes sociais não é de um túnel do Hamas entre Rafah e o Egito. A fotografia, da autoria do fotojornalista israelita Noam Galai, está disponível no banco de imagens Getty Images. Na legenda pode ler-se que se trata de um túnel situado no norte da Faixa de Gaza, na zona de Erez, usado pelos operacionais do Hamas para atacar várias comunidades israelitas junto à fronteira no dia 7 de outubro.
Conclusão
A imagem partilhada nas redes sociais não é de um túnel do Hamas entre Rafah e o Egito. A fotografia mostra de facto umas das passagens subterrâneas construídas pelo grupo terrorista, mas no norte da Faixa de Gaza e não no sul, junto ao Egito.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.