A demissão de Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça do Brasil serviu e continua a servir de base a muitas publicações falsas que circulam nas redes sociais. Algumas delas, mais recentes, atribuem ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva declarações em que supostamente defende e elogia Sérgio Moro, o juiz que o condenou à prisão no âmbito da Operação Lava Jato, a maior investigação à corrupção alguma vez realizada no Brasil.

Os elogios que Lula da Silva teria feito sobre Moro vão variando de publicação em publicação. “Homem justo e honesto que julga com justiça”, lê-se numa. Noutra, lê-se: “Homem correto, descente, sempre lutou contra a corrupção e colocou vários bandidos na cadeia”.

Nem uma nem outra são verdadeiras. O presidente que governou o Brasil entre 2003 e 2010 não defendeu nem elogiou o juiz que o condenou à prisão — muito pelo contrário: Lula da Silva teceu fortes críticas quer a Moro, quer a Jair Bolsonaro. Os seus assessores também já desmentiram as declarações — que seriam contraditórias tendo em conta as críticas que Lula sempre fez a Moro, ao longo dos anos.

Uma das publicações no Facebook onde são atribuídas erradamente a Lula da Silva as declarações sobre Sérgio Moro

Desde logo, estas alegadas declarações apenas surgem atribuídas a Lula da Silva em publicações nas redes sociais sem qualquer indicação da data ou local onde o ex-presidente brasileiro as possa ter proferido e incoerentes — o que é evidenciado pelo facto de as declarações em causa variarem entre publicações, que são acompanhadas por uma fotografia em que Lula da Silva aparece com um microfone.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nenhum meio de comunicação brasileiro ou de outro país escreveu sobre o facto de Lula da Silva ter supostamente saído em defesa de Moro — porque não saiu. Ainda assim, vários utilizadores parecem acreditar nas publicações que já foram partilhadas centenas de vezes — até pelo que se pode perceber pelos comentários que alguns escreveram. “Como assim o Lula elogiando o juiz que o botou na cadeia?“, questiona um deles

Exemplo de outra publicação em que as supostas declarações de Lula da Silva já são diferentes

À agência Lupa, uma plataforma de fact-checking do jornal Folha de S.Paulo que já desmentiu estas declarações, os assessores de Lula da Silva negaram que tivesse elogiado Sérgio Moro e reforçaram que o ex-presidente brasileiro considera que “Moro é um mentiroso que o julgou de forma injusta, sem apresentar provas ou sequer explicar que crime Lula teria cometido”. É que, se estas declarações fossem verdadeiras, Lula estaria a admitir os crimes pelos quais foi condenado e que a pena prisão decretada por Moro foi justificada — o que iria divergir do facto de o seu advogado ainda estar a tentar anular a condenação, através de recursos.

Lula da Silva falou, de facto, sobre a demissão de Moro, mas para o criticar. Logo um dia depois de Moro ter anunciado que ia remeter a Bolsonaro a sua carta de demissão, Lula da Silva recorreu ao Twitter para reagir ao acontecimento. Numa publicação, escreveu que “nessa disputa toda, os dois são bandidos”, referindo-se a Moro e a Bolsonaro.

No dia anterior, já o advogado de Lula da Silva se tinha pronunciado sobre a saída de Moro. Cristiano Zanin Martins considerou o pedido de demissão de Moro um “cálculo político”. “No comunicado feito à ONU em 2016 afirmámos que Moro estava construindo uma carreira política como juiz. Isso se confirmou com a ida dele ao Ministério da Justiça. O cálculo político me parece que continua presente nas suas ações“, disse à CNN Brasil.

Ora, nem as declarações feitas por Lula da Silva no Twitter, nem as feitas pelo advogado que o representam em nada se aproximam de algum tipo de elogio ao ex-ministro da Justiça brasileiro — muito pelo contrário.

Mais: a fotografia que aparece associada às publicações no Facebook é antiga. Foi tirada no dia 28 de março de 2018, pelo fotógrafo Rodolfo Buhrer, da Reuters, durante um discurso feito por Lula da Silva em Curitiba, segundo lembra a agência Lupa.

Conclusão

É falso que o ex-presidente do Brasil tenha defendido e elogiado o juiz que o condenou à prisão — muito pelo contrário. Lula da Silva criticou quer Sérgio Moro, quer Jair Bolsonaro. Numa publicação que fez na rede social Twitter chegou mesmo a dizer que eram “bandidos”. Mais: o advogado que representa Lula, à CNN Brasil, disse que a demissão de Moro tinha sido um “cálculo político” — declarações que também em nada se assemelham a um elogio. A isto acresce o facto de os assessores de Lula da Silva já terem negado as declarações.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge