É uma espécie de série dramática dividida em quatro episódios, com direito a spin off e que conta com as participações da candidata presidencial Marisa Matias, a cantora Rita Redshoes e a atleta Matilde Fidalgo — num enredo condensado em quatro intensos dias e a culminar numa acusação viral: Marisa Matias usou a imagem da jogadora de futebol Matilde Fidalgo, sem autorização da atleta, para promover a sua própria campanha para as eleições de 24 de janeiro?

O primeiro episódio ocorreu na última sexta-feira à noite, quando a cantora Rita Redshoes partilhou no Facebook o videoclip do seu tema “Mulher”, lançado em 2017. O post, que conta com 151 partilhas e cerca de 60 comentários, surgia com a legenda: “(Partidos políticos à parte) machismo não pode ter lugar!”. Uma referência a um dos episódios da primeira semana de campanha para as presidenciais quando André Ventura, falando sobre a adversária, defende que Marisa Matias “não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”.

(Partidos políticos à parte) machismo não pode ter lugar!

Posted by Rita Redshoes on Friday, January 15, 2021

A publicação de Rita Redshoes não faz qualquer referência à campanha, mas a atleta — que, tal como muitas outras figuras públicas, deu a cara pelo videoclip — não gostou de ver a sua imagem associada ao gesto da artista. Numa primeira reação, no domingo, Matilde Fidalgo dizia-se “surpreendida” com o “vídeo de apoio” à candidatura de Marisa Matias e falava numa “vergonhosa apropriação” da sua imagem. “Quero deixar claro e explícito que NÃO CONSENTI, NÃO FAÇO CAMPANHA POLÍTICA NEM VOTAREI, JAMAIS, Marisa Matias [sic]”, concluía o post. E esse foi o segundo episódio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fui surpreendida hoje por um vídeo de apoio à candidata presidencial @marisa_matias ,no qual eu, sem consentimento,…

Posted by Matilde Fidalgo on Sunday, January 17, 2021

Esta publicação já tinha atingido, esta segunda-feira, cerca de 445 mil visualizações e 7 mil partilhas, de acordo com os dados do Facebook. À boleia desse conteúdo — e aqui entra o spin off, no terceiro episódio desta história —, multiplicaram-se os post que identificavam naquelas palavras da atleta uma acusação de que a própria candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda se teria apropriado da sua imagem para promover a sua candidatura. “Marisa Matias, dos lábios pintados de vermelho, sem consentimento, usou a imagem de uma jogadora de futebol, Matilde Fidalgo”, dizia uma dessas publicações, que começava com a hashtag #DESESPERO. Mas houve, ou não, uma apropriação daquele vídeo por parte da  candidatura de Marisa Matias? E era essa a acusação na primeira mensagem de Matilde Fidalgo?

O episódio final surge quando, horas depois do primeiro post, a atleta procura desfazer a polémica entretanto gerada. Num segundo texto, Matilde Fidalgo escreve o seguinte: “Para que fique claro! Não disse que a candidata ou a campanha da Marisa Matias tinha usado a minha imagem. Disse, e repito, que a minha imagem tinha sido utilizada num vídeo de apoio à campanha e nesse sentido me vi na liberdade de me demarcar da mesma.”

Para que fique claro! Não disse que a candidata ou a campanha da Marisa Matias tinha usado a minha imagem. Disse, e…

Posted by Matilde Fidalgo on Monday, January 18, 2021

Fica mais claro o ponto da jogadora da seleção nacional de futebol (e atleta do Benfica): Matilde Fidalgo não pretendeu imputar à campanha de Marisa Matias — ou à própria candidata — qualquer apropriação daquele videoclip. Mesmo assim, a ideia de que a sua imagem teria sido” utilizada num vídeo de apoio à campanha” da eurodeputada bloquista não é rigoroso. Ao Observador, fonte da campanha apoiada pelo Bloco de Esquerda diz ser “falso que a candidatura de Marisa Matias tenha utilizado a imagem de Matilde Fidalgo, como a própria futebolista acabaria por reconhecer. O vídeo em causa é de 2017 e foi republicado pela autora, Rita Redshoes”, com a referência expressa ao facto de as questões partidárias serem deixadas de lado.

É verdade que, segundo apurou o Observador, o tema “Mulher”, de Rita Redshoes, foi ouvido durante um comício virtual da candidata presidencial no domingo à noite. Para isso, foi previamente solicitada à artista autorização para essa transmissão e foi dada luz verde a Marisa Matias e à sua equipa para que passassem o tema nesse momento de campanha. Um contacto de cortesia, uma vez que o Bloco de Esquerda paga à Sociedade Portuguesa de Autores pelos temas que usa na campanha. Mas, também aí, não houve qualquer referência ao videoclip envolto em polémica nem aos vários protagonistas que aceitaram colaborar na realização desse projeto, há três anos — muito antes, portanto, de surgir a polémica que envolveu Marisa e o candidato apoiado pelo Chega, André Ventura.

Conclusão

É falso que Marisa Matias tenha usado, sem consentimento, a imagem da jogadora de futebol da seleção nacional Matilde Fidalgo. A candidatura garante ao Observador que Marisa não partilhou o conteúdo difundido pela cantora Rita Redshoes. E a própria atleta veio esclarecer que não queria visar a candidata presidencial no post inicial que fez e acabou por tornar-se viral nas redes sociais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge