A ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, surge em publicações nas redes sociais com uma camisola anti-Donald Trump vestida. A t-shirt que alegadamente Michelle Obama tem vestida costuma ser usada por cidadãos que não querem o regresso de Donald Trump à Casa Branca. É azul e tem a mensagem “Não, outra vez não”. Mas a verdade é que não foi usada pela ex-primeira-dama.

Trata-se de uma imagem que foi alterada e partilhada nas redes sociais como sendo verdadeira. Porém, a fotografia original foi partilhada pela própria, na altura com uma t-shirt amarela em que se leem as iniciais do seu livro: The Light We Carry (TLWC). Estávamos no dia 14 de março de 2022 e a ex-primeira-dama partilhava com os seguidores o merchandising associado ao seu livro. “T-shirts, camisolas, gorros e muito mais”, anunciava, ao mesmo tempo que partilhava uma fotografia onde vestia a roupa em causa.

Agora, na fotografia em que alegadamente está a usar a camisola contra Donald Trump, Michelle surge exatamente da mesma forma. A mesma postura, os mesmos acessórios, as unhas pintadas da mesma cor, tudo pormenores que comprovam que a fotografia original foi usada para uma montagem, com o intuito de associar Michelle Obama à campanha anti-Trump.

De seguida, vários utilizadores das redes sociais optaram por dar força à ideia: “Concordo com a Michelle Obama” ou “Estou com ela” são algumas das frases associadas à fotografia, que se comprova ser falsa.

Conclusão

É falso que Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, tenha vestido uma t-shirt com uma mensagem anti-Trump. Em causa está a manipulação de uma imagem que foi partilhada pela própria devido ao seu livro, The Light We Carry, onde fazia publicidade aos produtos associados ao lançamento. Agora, nas redes sociais surge exatamente a mesma imagem, mas com a camisola associada ao movimento que não quer Trump de regresso à Presidência dos EUA. É uma imagem alterada e não a realidade.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge