“Portugal, eu não consigo.” A frase escrita em letras garrafais num cartaz é atribuída a Luís Montenegro, presidente do PSD, e tem sido amplamente partilhada nas redes sociais. André Ventura foi um dos políticos a fazê-lo, mas no Chega também o deputado Rui Paulo Sousa partilhou, bem como as próprias páginas da juventude do partido.

Através da publicação, Ventura até enviou um recado ao presidente do PSD para garantir que o Chega está “pronto para governar”, numa sugestão à ideia de que Luís Montenegro não tem capacidade para ser chefe de um governo.

O facto de o presidente do Chega ter partilhado o cartaz tornou-o ainda mais viral, com centenas de partilhas em todas as redes sociais e com comentários como “quando o meme já vem pronto”, “este slogan é top” ou “pelo menos foi sincero”. Mas Luís Montenegro reconheceu mesmo num cartaz que não está pronto para governar? A resposta é clara: não.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O cartaz original tem uma frase bem diferente: “Portugal vai mudar consigo.” Trata-se de uma mensagem de confiança dirigida pelo líder social-democrata para os portugueses e que é visível em vários cartazes por várias partes do país, numa altura em que o PSD tenta afirmar-se como uma alternativa ao Governo do PS — já depois de o próprio Marcelo Rebelo de Sousa ter sublinhado que “ainda não há alternativa política de direita”.

As publicações, algumas feitas com notória ironia e cientes de que se trata de um cartaz manipulado, outras partilhadas como se de uma verdade se tratasse, continuam a circular nas redes sociais e o facto de algumas terem o cunho de políticos tem dado ainda mais força à teoria de que Luís Montenegro tem mesmo um cartaz em que admite não ser a escolha certa.

No caso do Chega, André Ventura acabou por usar o cartaz como um momento de campanha eleitoral, em que não só tenta esvaziar o líder do PSD como assegura ser a alternativa à direita — uma narrativa que tem vendido cada vez mais, até com o facto de ter assumido a intenção de ultrapassar os sociais-democratas em sondagens nos próximos meses. “Caro, Luís, é por isso que o Chega está aqui. Pronto para governar!”, escreveu o presidente do Chega.

Conclusão

A frase “Portugal, eu não consigo” não é a original do cartaz do PSD onde surge a cara de Luís Montenegro. A imagem do outdoor em causa foi manipulada, a frase modificada e o produto final foi colocado a circular como se de uma verdade se tratasse. Mas não é. Luís Montenegro não reconhece em qualquer cartaz que não está pronto para governar e a frase original é um apelo aos portugueses: “Portugal vai mudar consigo.” Portanto, o cartaz que chegou mesmo a ser partilhado por André Ventura é verdadeiro, mas a versão original foi manipulada e foi incluída uma frase que é falsa, levando vários utilizadores do Facebook e do Twitter a acreditar que o conteúdo é verdadeiro.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge