*|IF:IS_PR!=true|*
|
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
|
*|END:IF|*
|
|
|
Enquanto dormia… |
… terminava o Estado de calamidade. O mau tempo deu tréguas no fim-de-semana, mas agora inicia-se o duro processo de reconstrução. Além disso, a chuva vai manter-se em Portugal Continental até quinta-feira sobretudo no norte e centro do País. O Governo continua no terreno, com a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, a visitar esta segunda-feira as zonas afetadas, em particular equipamentos culturais. |
As 20 freguesias que tinham visto a eleição adiada puderam finalmente votar, tornando ainda mais absoluta a vitória do candidato socialista. António José Seguro venceu em todas elas e, em dois concelhos particularmente afetados (Alcácer do Sal e Arruda dos Vinhos), teve mais de 70% dos votos. O Presidente eleito saudou esses eleitores e lembrou, numa nota, que “cada voto é uma afirmação de liberdade, de responsabilidade e de esperança no futuro”. A reportagem do Vasco Maldonado Correia e do Diogo Ventura mostra como foi a votação em Alcácer do Sal. Pode ainda conferir os resultados finais no interativo do Observador. |
É já evidente uma alteração que vai acontecer em Belém, uma vez que o Presidente da República passa a ter companhia em algumas cerimónias de Estado: a mulher. Margarida Maldonado Freitas será uma primeira dama que quer trabalhar e recusa o gabinete que as antecessoras usaram. A Mariana Lima Cunha viaja ainda pelas histórias que Manuela Eanes, Maria Barroso, Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva viveram no palácio. Se quiser saber mais, pode ouvir ainda a História do Dia, com o Pedro Benevides. |
Há mais 834 lugares no Ensino Superior, o que significa que o número de vagas voltou a subir e ultrapassa, no total as 56 mil. O Governo divulgou as vagas para cada curso do ensino superior público no ano letivo de 2026/2027, como escreve a Mariana Marques Tiago. Pode pesquisar nesse mesmo artigo as vagas nas universidades e politécnicos — e as notas do último classificado do ano passado. |
444 presos políticos foram libertados na Venezuela, segundo a organização não governamental Foro Penal, que lidera a defesa jurídica dos presos políticos na Venezuela. A mesma entidade adverte que ainda estão detidos vários opositores ao regime. Pode acompanhar esta e outras notícias no liveblog onde acompanhamos a atualidade política mundial. É lá que pode ver, por exemplo, que Liz Truss, a primeira-ministra britânica que durou menos tempo no cargo do que uma alface a deteriorar-se, partilhou uma fotografia ao lado de Trump com a legenda: “Tem razão em tudo”. |
Nesta newsletter encontra a informação essencial para o início de mais um dia. O Observador vai continuar a atualizar todas as notícias no jornal, na rádio e nos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. Para descontrair, pode sempre fazer os nossos jogos Sudoku e AbraPalavra. |
Tenha uma boa segunda-feira e, se for caso disso, um bom carnaval. |
|
NOTÍCIAS RELEVANTES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PODCASTS
|
|
|
Economia
|
|
|
|
Segundo episódio que dedicamos à palavra da moda. Até onde vai a nossa e a resistência das equipas? Ron Vachris, CEO Costco, que começou no armazém, é a figura da semana.
|
|
|
|
|
Relações
|
|
|
|
Hoje respondemos a um email sobre "fazer swing" e apercebemo-nos que é muito mais parecido com noites de jogos de tabuleiro do que imaginámos. Além disso falamos de tios vs pais e de chorar no cinema.
|
|
|
|
|
|
Cultura
|
|
|
|
O novo documentário na Netflix sobre a campeã do tabuleiro, a beleza dos museus no livro de Patrick Bingley ou a escrita de Vargas Llosa estão entre as propostas desta semana.
|
|
|
|
|
Direitos das Mulheres
|
|
|
|
A história de Virgínia de Castro Almeida, que deixou Lisboa pelo "crime" de pedir o divórcio. Em França, foi pioneira do cinema, escreveu guiões e apaixonou-se por outra mulher.
|
|
|
|
|
|
Governo
|
|
|
|
Susana Peralta avalia prós e contras sobre a flexibilização do Código de Trabalho que o Governo quer fazer. E com Seguro eleito Presidente, imparcialidade é garantida?
|
|
|
|
|
Lifestyle
|
|
|
|
Neste episódio converso com Rosália da Costa sobre tendências de wellness para 2026, rotina, treino, nutrição e como cuidar da saúde com consistência, equilíbrio e sem extremos.
|
|
|
|
O QUE SE PASSA LÁ FORA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DESPORTO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OS NOSSOS ESPECIAIS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OPINIÃO
|
|
|
|
A sobrevalorização das emoções e o amalgamento ignorante de todas as discussões, como vimos nesta vaga de desastres, é também uma das razões porque só vivemos o dia seguinte e nunca fazemos reformas.
|
|
|
|
|
Resta saber se a UE acordou a tempo de emendar o rumo errado dos últimos anos. Se despertou a tempo, a Trump o deverá. Foi o melhor presidente americano para a Europa desde o fim da Guerra Fria.
|
|
|
|
|
A mais importante de todas as práticas é a leitura. Leitura longa, difícil, concentrada, às vezes aborrecida mas fundamental para treinar o cérebro na interpretação, memorização e seleção do relevante
|
|
|
|
|
Hoje, o Ocidente encontra-se diante de um instante decisivo. Pode reencontrar a confiança na sua própria herança e agir como protagonista do futuro, ou continuar a procrastinar à sombra da bananeira.
|
|
MAIS PARA LER
|
|
|
Restaurantes
|
|
|
|
Foi em 1986 que Bernardo Reino assumiu o pavilhão da praia da Quinta do Lago e o batizou de Gigi. Passados 40 anos, mantém-se igual, com uma oferta de peixe e marisco recheada de caras conhecidas.
|
|
|
|
|
Poesia
|
|
|
|
Se 2025 arrancou com a reedição dos “Cantos de Maldoror”, de Isadore Ducasse, 2026 começa com Georg Trakl, Durs Grünbein e Juana Bignozzi, a poesia e a moral, entre dois anos de mudança na História.
|
|
|
|
|
Sobremesas
|
|
|
|
Dos clássicos intemporais como o bolo do Frutalmeidas aos cookies da Mabel's, reunimos uma dezena de opções para encomendar através das plataformas de entrega em Lisboa.
|
|
|
|
|
|
|