1 Terão passado curiosamente despercebidas entre nós as recentes iniciativas do Governo britânico em defesa da liberdade de expressão nas Universidades e na sociedade em geral. Em contrapartida, o tema vem ocupando as páginas de opinião dos jornais britânicos desde terça-feira passada.

Foi, com efeito, na terça-feira da semana passada, 16 de Fevereiro, que The Daily Telegraph noticiou o tema na primeira página (da edição em papel e da edição online): “Direito de apelar aos tribunais para académicos que sintam estar a ser-lhes negada liberdade de expressão”. Na página 2 da mesma edição, o ministro da Educação, Gavin Williamson, escreve um breve e incisivo artigo de opinião sobre o tema: “Novas leis procurarão defender o discurso livre nas nossas universidades”.

2 Gavin Williamson começa por recordar os crescentes e muito preocupantes sinais de censura promovida nas universidades por grupos activistas militantes (em regra auto-designados woke). Estes sinais incluem boicote de conferências e palestras, campanhas de intimidação nas redes sociais, imposição de regras censórias sobre opiniões que não podem ser expressas, entre muitos outros.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.