1 Há uns meses, no mundo onde vivíamos – do qual nos queixávamos porque não conhecíamos este – ia pela baixa do Porto quando avisto João Alvares Ribeiro subindo a mesma rua. Foi como se subitamente diante de mim se se tivesse personificado a Quinta do Vallado, da qual é o CEO, com as suas terras e pedras debruçadas sobre o espelho líquido do rio, os agrestes socalcos de onde sai a uva e o vinho, o silêncio quieto daquela saga de suor e exaustão. O Douro enfim, onde estou sempre a voltar como quem regressa a uma civilização. O João sabendo bem isso “ainda bem que me encontrava, tinha uma boa história do Douro para contar”. Chovia muito, entrámos logo ali num café e eu tive muita sorte: a história era melhor que boa.

2 Um belo dia no final do verão do ano passado, a Quinta do Vallado toma conhecimento de um facto assaz inusitado que chega pelo correio: o INSEAD, prestigiada escola internacional manifestava o seu “interesse” em que a Quinta “fosse objecto de um case study” que constasse no MBA do ano lectivo de 2019/20. O porta-voz era o brasileiro Felipe Monteiro, Senior Affiliate Professor of Strategy e Academic Director, Global Talent Competitiveness Index.

O convite era sobretudo um forte desafio: a reputação do INSEAD não lhe costuma permitir erros nas escolhas que faz. E a história da Quinta do Vallado escrita pelos descendentes de Dona Antónia Ferreira, e que tem há dez gerações o mesmo sangue e o mesmo apelido e que há pouco celebrou três séculos de vida, também não. A resposta foi sim e como se poderia dizer não a tal oportunidade remetida por gente tão reputada? Havia ainda o prestígio que a “operação” implicava, o eco que teria, e a estrada da internacionalização que, embora já aberta, o convite agora ampliaria. Por outras palavras, mais visibilidade para o Vallado mas também para Douro, os vinhos, o turismo, o país .

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