Os amigos uns dos outros. Para todos aqueles que repetem como um mantra que temos de ser amigos uns dos outros e que não há nada mais bonito que a amizade relembro que Berardo era amigo de Jośe Sócrates que por sua vez era amigo de Vítor Constâncio. Amigos de alguns dos atrás referidos também eram Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. Obviamente Ricardo Salgado era amigo de todos… Como se percebe pelo impacto que tanta amizade deixou na CGD, na Portugal Telecom e no BCP para não irmos mais longe, era bem melhor que se tivessem odiado!
Os amigos de Peniche. Em Peniche, onde estão devidamente musealizados, são contra a tortura. Em Lisboa votam contra o pesar pelo massacre de Tiananmen. Em Peniche, eles lutam contra o esquecimento das arbitrariedades do Estado Novo. Em Lisboa fazem comunicados a apoiar o ditador Maduro. Em Peniche exaltam a luta pela liberdade, em Lisboa não sabem se a Coreia do Norte é uma ditadura.
Os amigos de Peniche politicamente falando caracterizam-se por em Peniche serem contra a ditadura que vigorou em Portugal entre Maio de 1926 e Abril de 1974 mas assim que a ditadura acontece noutro espaço ou tempo os amigos de Peniche manifestam-lhe o seu apoio por todos os meios ao seu alcance. Mais propriamente os amigos de Peniche, vulgo PCP, não são contra as ditaduras são apenas contra as ditaduras que eles ou os seus amigos não controlam.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.