790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Richard Zenith: “O que tentei fazer foi colar os elementos todos para que os leitores consigam sentir Pessoa"

Este artigo tem mais de 1 ano

A biografia de Pessoa de Richard Zenith, finalista dos prémios Pulitzer, será lançada em Portugal na próxima semana. Numa apresentação para jornalistas em Lisboa, Zenith falou do processo de escrita.

Apresentação à imprensa do livro "Pessoa. Uma Biografia" de Richard Zenith, na Cinemateca, em Lisboa. 12 de Maio de 2022 Cinemateca, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR
i

A apresentação exclusiva para os jornalistas aconteceu esta quinta-feira de manhã na Cinemateca, em Lisboa

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

A apresentação exclusiva para os jornalistas aconteceu esta quinta-feira de manhã na Cinemateca, em Lisboa

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Um amigo póstumo de Fernando Pessoa. Foi assim que a editora Lúcia Pinho e Melo, parafraseando o escritor Benjamin Moser, escolheu descrever Richard Zenith na apresentação à imprensa desta quinta-feira de Pessoa. Uma Biografia. O volume, que foi lançado nos Estados Unidos da América no ano passado, tendo sido finalista dos prémios Pulitzer deste ano, sairá este mês em Portugal, com chancela da Quetzal. O lançamento acontece na próxima semana, no dia 19 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A biografia, a mais completa até agora publicada sobre Pessoa, é o culminar de mais de dez anos de trabalho de investigação e “a súmula de todos os anos de estudo” que Zenith dedicou ao poeta português, que originaram “várias edições quer em Portugal quer no estrangeiro”, salientou a editora da Bertrand, caracterizando Pessoa. Uma Biografia como “um livro que muda a nossa maneira muitas vezes superficial de ver Fernando Pessoa”.

O volume surgiu na sequência do longo trabalho de investigação de Zenith sobre Fernando Pessoa, iniciado pouco depois da sua chegada a Portugal, no final dos anos 80. Durante a apresentação, o autor recordou o primeiro contacto com a obra pessoana: “Não foi por causa de Pessoa que cheguei [a Portugal], tinha pedido uma bolsa para traduzir as cantigas medievais. Já conhecia a poesia de Pessoa. Aprendi português do Brasil durante três anos. Tenho ainda algumas edições de Pessoa que comprei no Brasil. Mas foi aqui que li o Livro do Desassossego, na edição da Ática”.

Biografia de Fernando Pessoa de Richard Zenith finalista de prémio Pulitzer

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Richard Zenith achou o texto “importantíssimo, belíssimo”, e como na altura não existia nenhuma tradução em inglês, montou um projeto e traduziu-o na íntegra. A edição em inglês do Livro do Desassossego deu origem a uma nova em português, pela Assírio & Alvim, “e a outras edições de poesia” que saíram pela mesma editora. Em 2003, o investigador publicou o volume Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal, que reunia textos já publicados, mas também muitos que na altura permaneciam inéditos, e alguns anos depois, uma fotobiografia, em colaboração com Joaquim Vieira.

“Tudo isto foi trabalho preparatório para a biografia, que sai agora em português”, admitiu Richard Zenith na apresentação para a imprensa da edição portuguesa de Pessoa. Uma Biografia, esta quinta-feira, em Lisboa, relatando como o seu agente nos Estados Unidos o “empurrou” para a escrita do livro e como achou “ingenuamente” que o trabalho estaria terminado em dois ou três anos “no máximo”. “Tanto que isso estava no contrato. Também estava no contrato que teria 160 mil palavras. Acabou por ter 360 mil palavras”, afirmou. “Nunca imaginei que uma biografia deste escritor, que alguns dizem que não tinha vida, teria essa dimensão e que me levaria tantos anos: 13 anos.”

Apresentação à imprensa do livro "Pessoa. Uma Biografia" de Richard Zenith, na Cinemateca, em Lisboa. 12 de Maio de 2022 Cinemateca, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Apresentação à imprensa do livro "Pessoa. Uma Biografia" de Richard Zenith, na Cinemateca, em Lisboa. 12 de Maio de 2022 Cinemateca, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

A biografia foi publicada em inglês no ano passado. A edição portuguesa, com chancela da Quetzal, chega às livrarias portuguesas a 19 de maio

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Confessando que foi difícil encontrar o tom certo, porque nunca tinha trabalhado numa biografia e porque queria escrever “um texto com garra” que relacionasse “as várias facetas da vida de Pessoa, de modo a revelar quem era esse sujeito”, o investigador afirmou que o seu principal objetivo era “contar uma história”. “Não queremos escrever um romance com uma biografia, mas uma história, sim. Uma história de uma vida”, disse. “O que tentei fazer foi colar os elementos todos para que os leitores consigam sentir Pessoa e ter uma experiência de convivência.”

Durante mais de dez anos, Richard Zenith conviveu diariamente com Pessoa, mas a sua vida permanece ainda para ele um mistério. “Acho que Pessoa ficará sempre um mistério”, admitiu. “No início do processo de escrita, tive dificuldades em entrar em Pessoa. Era uma pessoa social, participava na tertúlia nos cafés. Em criança, era bastante solitário, mas também durante a vida toda. Mas ele tinha aqueles amigos curiosos, também sentido de humor — gostava de piadas —, mas era muito reservado. Não revelava o que sentia. Onde se revelava era na escrita literária, só que a escrita é muitas vezes fingida, então temos de proceder cautelosamente para encontrar Pessoa. Mas há muito Pessoa lá.”

Richard Zenith: “Fernando Pessoa era como um cientista, sempre a fazer experiências sobre o seu próprio ser”

Apesar das dificuldades, não significa que Zenith não tenha ficado a conhecer melhor o escritor português. “Sinto que fiquei a conhecer muito mais Fernando Pessoa”, disse o investigador, fazendo eco do que declarou ao Observador em setembro do ano passado, por altura da publicação da edição em inglês da biografia. “Alguém me perguntou qual era a minha relação com ele e eu disse que era como a de um psicanalista, mas não no sentido de psicanalisar Pessoa. Nunca fiz psicanálise, mas tenho amigos que fizeram e que dizem que falam e o psicanalista ouve. Era esse tipo de relação.”

Questionado sobre o lugar que a biografia de João Gaspar Simões, a primeira sobre Pessoa, ocupa atualmente, Zenith destacou a sua importância. “É fácil olhar para o que já foi feito e menosprezar. Hoje sabemos muito mais sobre Fernando Pessoa por causa da pesquisa que foi feita por imensas pessoas. Como digo no prólogo [de Pessoa. Uma Biografia], João Gaspar Simões teve o grande mérito de perceber que Pessoa merecia uma biografia, porque isso não era óbvio. [O livro] não vendeu imenso, só anos mais tarde é que saiu uma segunda edição”, destacou.

“As exigências eram também diferentes naquela altura. Isso vale para a biografia de Gaspar Simões e para as primeiras edições de poesia da Ática. Não havia o mesmo cuidado editorial. Por exemplo, João Gaspar Simões não costuma citar fontes. Cita uma ou outra”, exemplificou o investigador. Relativamente à sua biografia, Zenith destacou os capítulos dedicados à infância de juventude de Pessoa, pouco estudados, e também a contextualização, que, na sua opinião, nunca tinha sido feita “com rigor e pormenor”. “É um retrato completamente novo sobre essa fase da vida de Pessoa. Não temos de ser freudianos para percebermos que é a infância que nos forma”, declarou.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora