A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) adquiriu, em 2020, um conjunto de 370 documentos do espólio de Fernando Pessoa que estavam com a família do poeta. A aquisição, noticiada pela Agência Lusa no final do passado mês de maio, custou ao organismo 80 mil euros, confirmou o Observador junto de fonte oficial.

Compostos entre 1894 e outubro de 1935, os 370 documentos (valor que é superior em número de unidades textuais) cobrem, assim, um período de 41 anos, ou seja, quase a totalidade da vida de Pessoa, que nasceu em junho de 1888 e morreu em novembro de 1935. De tipologia variada, incluem um pouco de tudo, desde manuscritos a cartas, passado por documentos biográficos e recortes de jornais.

Do total, 160 são textos escritos pelo próprio Fernando Pessoa: poesia, prosa, planos, projetos, apontamentos ou notas; traduções feitas pelo próprio de textos de Almada Negreiros, Carlos Lobo de Oliveira e William Shakespeare; e transcrições de um verso de Mallarmé e do poema “Serradura”, de Sá-Carneiro, com emendas feitas por Pessoa. Existem ainda 54 cartas enviadas pelo poeta a diferentes destinatários (cópias ou rascunhos), como o irmão João Nogueira Rosa, Adolfo Casais Monteiro, João Gaspar Simões ou José Régio.

Uma grande percentagem dos 370 documentos diz respeito a manuscritos de outros autores ou a correspondência recebida ou não por Pessoa e, por isso, escrita por outras mãos. Entre os manuscritos do primeiro grupo conta-se, por exemplo, A invenção do dia claro, de Almada Negreiros, que Pessoa publicou em 1921 pela editora Olisipo, que fundou nesse ano; poemas escritos pela sua mãe entre 1894 e 1895; um texto da autoria da sua irmã, Henriqueta Madalena Nogueira Dias, que começa “Na Rua Coelho da Rocha onde vivíamos”; uma nota contabilística do número 2 da revista Orpheu; ou as contas das últimas encomendas feitas na mercearia da rua onde vivia em Campo de Ourique (a Coelho da Rocha, onde hoje fica a Casa Fernando Pessoa).

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.