819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Christine Lagarde

Resposta Pronta

"Inicia-se um ciclo de alguma liberdade monetária"

Filipe Garcia considera a descida das taxas de juro na zona euro importante porque são estas taxas que definem o valor dos empréstimos. O analista de mercados diz que o ciclo de descida vai ser lento.
Banca

Lagarde garante que BCE é independente da Fed

Lagarde realçou que o BCE depende de dados e não da Fed, mas que tudo o que se passa nos outros países é importante para decidir as políticas monetárias e as suas previsões.
Christine Lagarde

Lagarde fala de exposição da banca ao imobiliário

A presidente do Banco Central alerta para os riscos de aumento do crédito malparado e exposição dos bancos a setores vulneráveis como o imobiliário.
Resposta Pronta

BCE. "Taxas de juro devem descer já em junho"

Em análise às previsões do BCE, Filipe Garcia, economista da Informação de Mercados Financeiros considera que o 1º corte deve acontecer já em junho e que os bancos centrais "devem estar alinhados".
BCE

Lagarde: "Consumo já não é uma força tão poderosa"

A presidente do Banco Central Europeu disse em Davos que o consumo já não impulsiona tanto o crescimento como "no passado" e que "os ventos favoráveis de que beneficiámos estão a desaparecer".
Comentário

"Possível descida de taxas de juro é um bom sinal"

Lagarde dá sinais que as taxas de juro podem descer. Edgar Caetano, jornalista do Observador, lembra que há 5 semanas a mensagem era diferente e que agora pode surgir uma política menos restritiva. 
BCE

Provável que BCE corte juros no verão, diz Lagarde

É "provável" que a autoridade monetária da zona euro desça as taxas de juro no verão, confirmou a presidente do BCE numa entrevista à Bloomberg à margem dos encontros de Davos.
BCE

Lagarde diz que taxas de juro atingiram "o pico"

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, referiu que as taxas de juro da zona euro atingiram o seu pico e "não continuarão a aumentar", mas não se compromete a "dar uma data".
PCP

Raimundo desafia Lagarde a vir explicar inflação

Para o líder comunista, Christine Lagarde "e os seus comissários de Bruxelas, do alto dos seus cadeirões e dos seus milionários salários, já não enganam ninguém".
Inflação

Lagarde pede que zona euro "não declare vitória"

Presidente do Banco Central Europeu considera que "as perspetivas a médio prazo para a inflação continuam rodeadas de uma incerteza considerável".
BCE

Descida dos juros à vista? Não antes do verão

É "totalmente prematuro" falar em descer os juros, garante o BCE, depois de não as ter subido pela primeira vez desde julho de 2022. Primeiro (possível) corte não deverá surgir antes do próximo verão.
BCE

BCE ciente da "dor" causada pelas taxas de juro

Christine Lagarde garante estar ciente da "dor e sofrimento" causados pelo aumento das taxas de juro mas relembra — "a nossa missão, o nosso dever, é fazer com que a inflação regresse aos objetivos".
BCE

Mediterrâneo. Lagarde defende reforço de laços

Lagarde lamentou que, apesar de partilharem uma história comum, os países mediterrânicos tenham agora "baixos níveis de intercâmbio comercial e cultural".
BCE

Lagarde apreendeu telemóveis para evitar fugas

Governadores entregaram telemóveis antes da reunião que decidiu nomear a alemã Clauda Birch para chefiar o Conselho de Supervisão do BCE. Lagarde quis evitar fugas de informação, escreve a Reuters.
Resposta Pronta

"Hoje deverá haver nova subida das taxas de juro"

O Banco Central Europeu decide hoje se volta ou não a subir as taxas de juro. Filipe Garcia, economista da informação de mercados financeiros, explica que esta "deverá ser a última subida deste ciclo"
Causa Própria

Faz sentido continuar a subir os juros?

António Nogueira Leite diz que a subida das taxas de juro evita cenários difíceis. Para José Gusmão, eurodeputado, as medidas anunciadas por Lagarde "não fazem sentido".
E o vencedor é...

BCE. Marcelo e Costa escorregaram no populismo

Presidente e primeiro-ministro estão mais preocupados com a popularidade momentânea do que com os problemas dos portugueses. A Justiça, que está pior do que na pandemia, e as teias de poder do PS.
Direto ao Assunto

BCE. "Arranjaram um bode expiatório" para o futuro

Pedro Lino, analista de mercados acusa os políticos de "se aproveitarem do discurso do BCE para preparar a população" para o que será o fim de 2023: "Vêm aí anos de muitas restrições para as famílias"
Resposta Pronta

"Previsões de Centeno vão ao encontro do esperado"

Filipe Garcia, economista da IMF, refere que previsões de Centeno vão ao encontro daquilo que é expectável mas, ainda assim, lembra: "Pode estar em causa a credibilidade como governador do BdP".
Noticiário

1h. Chega critica declarações Christine Lagarde

André Ventura perguntou ainda a Fernando Medina o que tem feito a nível europeu para contrariar a política do BCE. Ainda neste jornal, Centeno diz que as taxas Euribor começam a baixar em setembro.
A História do Dia

Taxas de juro vão voltar a subir?

“Aconteça o que acontecer”, disse a presidente do BCE, em Sintra, as taxas de juro não descem enquanto a inflação não baixar. Os avisos da sra. Lagarde numa conversa com o jornalista Edgar Caetano.
Direto ao Assunto

Recados de Lagarde são para as nossas empresas?

Presidente do BCE sugeriu que as empresas têm de sacrificar margens de lucro. Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal diz que "as empresas são duplamente prejudicadas".
Noticiário

18h. Lagarde. "Empresas têm de sacrificar lucros"

A presidente do BCE diz que os juros têm de subir para empresas não subirem preços a seu belo prazer. Ainda neste jornal, o presidente do BPI contrapõe.
Noticiário

17h. CM do Bombarral satisfeita com novo hospital

O autarca de Bombarral, Ricardo Fernandes, garante que o terreno não vai custar nada ao cofres do Estado. Ainda neste jornal, o presidente do BPI contrapõe as previsões de Christine Lagarde.
Comentário

"Fica a ideia que o BCE não vai desarmar tão cedo"

Edgar Caetano, jornalista de Economia do Observador, admite a "intenção de voltar a subir juros em julho". Lagarde deixa a ideia de que "taxas elevadas podem manter-se mais tempo do que se previa".
BCE

Lagarde: Inflação tornou-se "mais persistente"

Presidente do BCE diz em Sintra que a "natureza da inflação na zona euro está a alterar-se" e a tornar-se "mais persistente". Taxas de juro vão continuar altas "pelo tempo que for necessário".
Bloco de Esquerda

BE quer presidente do BCE no Parlamento

"Porque se o Governo não representa o povo português junto do BCE, pois que a sua presidente venha a Portugal falar com os representantes do povo na Assembleia da República", exigiu Mortágua.
BCE

BCE coloca as Euribor mais perto de superar os 4%

Christine Lagarde enviou mensagem mais agressiva do que se previa, ignorando quem avisa para os riscos de recessão, e deixou claro que juros vão subir novamente em julho. E talvez em setembro também.
Noticiário

14h. BCE volta a aumentar taxas de juro

Subiram 25 pontos-base e a Presidente do BCE deu a entender que esta não é a última subida. Ainda neste jornal, mais de 400 corpos de bombeiros de todo o país vão prestar apoio durante a JMJ.
Resposta Pronta

Juros. "Espera-se que seja a penúltima subida"

Filipe Garcia, economista da IMF, diz que só em meados de junho é que podemos esperar juros mas baixos e explica a influencia das taxas Euribor: "Descem a partir do Outono mas ainda muito devagar."
Christine Lagarde

BCE. "Inflação obriga a resposta forte"

Para Christine Lagarde, "os indicadores das pressões inflacionistas subjacentes permanecem elevados na zona euro", adiantando ser possível que a inflação ainda não tenha atingido o seu pico.
Noticiário

13h. BCE deve aumentar ainda mais taxas de juro

Christine Lagarde justifica o aumento das taxas de juro com os valores da inflação. Ainda neste jornal, várias pessoas feridas num ataque com uma faca a uma escola na Suécia.
BCE

Se o BCE não subisse juros "seria pior" para todos

Christine Lagarde diz que "políticas orçamentais" e "dinâmicas salariais" estão a promover uma enraização de uma subida dos preços que começou por ter causas externas.
Noticiário

15h. Taxas de Juro vão continuar a subir

É a garantia da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, no dia em que as taxas Euribor subiram a três, a seis e a doze meses. Lagarde tenciona também reduzir a inflação para os 2%.
E o vencedor é...

Cimeira do Turismo, o alguidar cheio de roupa suja

Costa visou o regulador que, imagine-se, cumpriu a lei! Arnaut acusa João Leão de ter bloqueado obras do aeroporto. Marcelo teme discurso dramático de Lagarde? O mesmo PR que pediu a verdade há dias.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Aviso de Lagarde pode ser para Portugal?

Avisos sérios a dizer que apoios do Estado em tempos de crise devem ser temporários, bem direcionados, e não generalizadas. E não restam dúvidas de que Portugal está na lista de países avisados.
Noticiário

9h. Porto quer mais dinheiro do turismo

Câmara do Porto lança hoje "Visão de Futuro", para captar novos mercados e ampliar as receitas. Marcelo está preocupado com palavras de presidente do Banco Central Europeu
Zona Euro

BCE receia que atividade económica "abrande"

A presidente do Banco Central Europeu disse esperar que a atividade económica na zona euro "abrande substancialmente nos próximos trimestres", devido a vários fatores, a começar pela inflação.
Christine Lagarde

BCE: novas subidas de juros "dependem da inflação"

Presidente do Banco Central Europeu aponta que "ritmo apropriado dos futuros aumentos das taxas de juros será decidido em cada reunião", ficando a entidade "dependente dos dados em todos os cenários".
Noticiário

15h. Lagarde: Inflação vai continuar a subir

"Preços da energia, a nível global, podem continuar elevados no curto prazo”, com a guerra na Ucrânia a ser um fator de pressão, antecipa presidente do Banco Central Europeu
Noticiário

14h. BCE. Juros sobem 50 pontos

BCE anuncia primeira subida dos juros em 11 anos. Com este aumento o BCE foge ao guião tinha sido sinalizado nas últimas semanas e envia uma mensagem mais forte no combate à inflação
Noticiário

13h. BCE deve anunciar subida da taxa de juro

A subida é uma forma de procurar controlar o aumento da inflação, o crescimento generalizado dos preços, mas há quem tema que uma subida muito brusca possa conduzir a uma recessão

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos