894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Empresas Públicas

Empresas Públicas

Governo muda dirigentes para "novo impulso"

Com a nova cor política, dirigentes de entidades públicas são afastados com o argumento de que é preciso "novo impulso". Demissões evitam por dias a obrigação de pagar indemnizações, mas há exceções.
Governo

Gestores demitidos do IHRU e IPDJ indemnizados

Os membros do conselho diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana afastados antes pelo Governo vão ser indemnizados. Também no IPDJ estão a ser calculadas indemnizações por demissão.
Noticiário

13h. Greve da AIMA até ao final do ano

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vai fazer greve às horas extraordinárias na AIMA, por falta de recursos humanos.
Empresas Públicas

Ex-presidente do IGeFE nomeado pelas Finanças

José Matos Passos demitiu-se do Instituto de Gestão Financeira da Educação após pagamento fraudulento de 2,5 milhões, já recuperado. É nomeado diretor da unidade que controla empresas públicas (UTAM).
Estado

O Estado português andava aos papéis na Alemanha

Nada é tão estratégico e inclusivo como uma boa economia. Essa deveria ser a prioridade dos governantes: criar uma boa economia em Portugal, e não gerir a herança de uma revolução do século passado.
Economia

Casa da Moeda. PSD quer saber quem pagou dívidas

O PSD quer saber o nome dos clientes que "pagaram dívidas vencidas numa verba que ascendeu a 9 milhões de euros", o que permitiu uma distribuição extraordinária de dividendos de 10 milhões.
Empresas Públicas

Governo pediu 50, NAV deu 20 milhões

O Governo pediu 50 milhões de euros à NAV no final do ano passado, mas a empresa transferiu 20 milhões. Foi o primeiro dividendo extraordinário da empresa que garante não ter comprometido a operação.
Empresas Públicas

Lucro da Infraestruturas de Portugal quadruplica 

Resultado líquido de 36,8 milhões representa uma variação positiva de 12,4 milhões euros face ao valor previsto no Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2024 — 2026, que era de 24,4 milhões de euros.
Empresas Públicas

O que distingue Alexandra Reis e Cristina Dias

Secretária de Estado da Mobilidade invocou o nome da ex-gestora da TAP para defender que o seu caso é diferente. Mas há pontos comuns, a começar pela indemnização ser tema quando vão para o Governo.
Novo Governo

Exonerados e empurrados. Porque saem os gestores

Foram afastados ou saíram mais de 20 dirigentes nomeados pelo anterior Executivo. Uns exonerados com "justa causa", outros substituídos antes de terem direito a indemnização. Alguns demitiram-se.
Fernando Medina

"Perfeitamente normal" pedir dinheiro a empresas

Medina assume que dívida abaixo de 100% foi "objetivo político" mas recusa ter "pressionado" gestores das empresas públicas. Faz críticas impiedosas à UTAO e até assume divergência com Pedro Nuno.
Resposta Pronta

"Demonstra a falência do modelo finanças públicas"

Medina recorreu a 3 empresas públicas para melhorar resultados da dívida pública. Carlos Lobo, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, diz que situação é normal mas deixa críticas.
Empresas Públicas

Cerca de 1/3 das empresas públicas em falência

As empresas não financeiras do setor empresarial do Estado continuaram a demonstrar um desequilíbrio económico apesar de melhorarem resultados. O setor da saúde foi o que acumulou mais prejuízos.
UTAO

Estado. Os efeitos perversos do controlo de custos

Técnicos do parlamento descrevem "efeito perverso" de formas de controlo da despesa que amarram entidades públicas a tecnologias obsoletas e promovem a intervenção política na gestão corrente.
Noticiário

22h.Semana 4 dias. "Reação de empresas é positiva"

Pedro Gomes explica que a semana de 4 dias ainda é um teste. Ainda neste jornal, o desmaio do Presidente da República é notícia na Rússia.
Governo

IL quer saber se secretário de Estado violou lei

Liberais perguntam se o secretário de Estado da Defesa acumulou, em 2019, contrato de prestação de serviços de dois meses por 50 mil euros com gestão de empresa pública.
Crescimento Económico

A produtividade e a transparência nas instituições

A falta de crescimento económico em Portugal está intimamente ligada à fuga de jovens qualificados, à falta de formação dos empresários e à falta de transparência na contratação de gestores públicos.
Empresas Públicas

Podiam fundações substituir empresas públicas?

Como ninguém, as fundações sabem gerir espaços, atividades e projetos, por isso não entendo porque em lugar de criar empresas públicas como “cogumelos”, o Estado não delega nelas mais competências.
Empresas Públicas

Empresas públicas devem aplicar aumento intercalar

Despacho autoriza as empresas públicas a darem aumentos adicionais “até mais 1%”. Eleva, assim, de 5,1% para 6,1% o tecto do aumento anual na massa salarial permitido.
Explicador

A economia portuguesa está assim tão bem?

Ex-ministro Carlos Tavares lamenta falta de investimento e diz que juros atuais são "mais saudáveis". Mostra preocupação sobre sustentabilidade da SS e lamenta a pouca regulação das empresas públicas.
Empresas Públicas

Se na TAP é o que é, nas outras como será?

Apenas 27 das 87 empresas públicas tiveram resultados líquidos positivos em 2021, num total de 207 milhões de euros. As restantes 60 registaram prejuízos de 3.412 milhões de euros.
TAP

Uma TAP de polémicas

As empresas públicas acabam por ser um sorvedouro de dinheiro dos contribuintes, como a TAP e a EFACEC. Contudo a própria instabilidade que se coloca nas empresas não ajuda a melhorar a sua situação.
Empresas Públicas

Empresas públicas: porquê? para quê? o futuro?

Nas “empresas” públicas o risco de insolvência não existe, razão pela qual a racionalidade nas decisões dos seus administradores é afetada por condicionantes impostas pelo poder político vigente.
Iniciativa Liberal

IL exige escrutínio apertado às empresas do Estado

A Iniciativa Liberal acusa o Governo de politizar e partidarizar as empresas públicas, pedindo a todos os grupos parlamentares que façam "um escrutínio mais apertado" à gestão das empresas do Estado.
TAP

Medina evita "questões laterais" (auditoria à TAP)

Ministro das Finanças fugiu às perguntas dos deputados sobre auditoria à saída de Alexandra Reis da TAP e as consequências políticas para se centrar nas "questões centrais": habitação, juros e preços.
Empresas Públicas

A minha geração e os dinheiros públicos

Todos os anos o Estado gasta milhares de milhões de euros com as empresas do Setor Empresarial do Estado e esta situação leva à falta de disponibilidade financeira para outras áreas.
Empresas Públicas

Governo atrasa contas das empresas públicas

Só um pouco mais de metade das contas das empresas públicas de 2021 recebeu já aprovação por parte da tutela, que está atrasada também na aprovação dos planos orçamentais, denuncia o CFP.
TAP

Gestora devia ter devolvido parte do que TAP pagou

António Costa não tem dúvidas de que a não devolução por parte de Alexandra Reis de parte da indemnização paga pela TAP quando foi nomeada para a presidência da NAV viola o estatuto do gestor público.
Causa Própria

Salário do PM deve ser referência para gestores?

Bruno Dias (PCP) lamenta “disparidades brutais entre os privilégios dados a gestores” e os baixos salários. Tiago Mayan Gonçalves (IL) fala nas empresas privadas como o lugar onde há "mais escrutínio"
Empresas Públicas

Empresas públicas com aumento de 5,1% nos salários

O Ministério das Finanças concretiza que, em 2023, estas devem proceder a um aumento da massa salarial global de 5,1% face a 2022. O aumento do salário mínimo nacional dos atuais 705 euros para 760.
Empresas Públicas

IP admite voltar à tarifa regulada da eletricidade

Com preços a disparar e dificuldade em fechar fornecimento de eletricidade por um ano, grandes empresas públicas compram a curto prazo. Gestora da rede ferroviária admite voltar à tarifa regulada.
Açores

Bolieiro alerta para dívida de empresas públicas

Presidente do executivo açoriano reforçou que as empresas do setor público empresarial regional "têm de estar ao serviço" dos empresários açorianos.
Noticiário

21h. Psicólogos denunciam "incúria" na segurança

O bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses denunciou, em carta aberta ao Presidente da República, a “incúria” do Estado que permite que seguranças privados não façam avaliação psicológica.
Câmara Municipal Lisboa

Como o PSD começa a controlar empresas de Lisboa

Com a mudança de cor na câmara municipal, três empresas já retiraram socialistas da gestão para colocar sociais-democratas. EGEAC é a próxima a mudar de administração.
Empresas

O fundo estatal que “torrou” 90% dos investimentos

Banco de Fomento lançou esta semana programas de investimento que têm características semelhantes ao FACCE, o fundo que foi lançado em 2009 e já perdeu 90% do capital nas empresas onde investiu.
TAP

TAP, campeã dos cancelamentos na Portela

Estranhamente, os destinos cancelados pela TAP foram maioritariamente os mesmos que as low cost praticam para a Europa. Estranho vírus este que só ataca tripulações da TAP para destinos europeus!
Iniciativa Liberal

IL: TAP vai ser "problema para os contribuintes"

João Cotrim Figueiredo frisou que a opção dever ser a de "obviamente privatizar" TAP e lembrou que a crítica da IL "começou por ser exatamente" a de que a TAP "nunca devia ter sido renacionalizada".
TAP

TAP. PAN acusa Governo de "irresponsabilidade"

Inês Sousa Real diz ser "urgente que o Governo siga de uma vez por todas o que propõe o PAN", pedindo a salvaguarda dos "postos de trabalho da maioria dos trabalhadores."
Transportes Públicos

Entroncamento será ligado à Linha do Norte

O protocolo foi assinado numa cerimónia que decorreu no Parque Empresarial do Entroncamento e que contou com as presenças da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
TAP

TAP. Injeção de 150 milhões não é "descontrolo"

"Estamos a falar de 150 milhões que estão incluídos nos 3.200 milhões de euros, não está a acontecer nenhum descontrolo sobre a verba que está a ser injetada na TAP", explicou Pedro Nuno Santos.
CTT

CTT. Trabalhadores em greve, mas empresa funciona

Os CTT - Correios de Portugal divulgaram em comunicado que a greve "não teve impacto na atividade da empresa, tendo registado baixos níveis de adesão, na ordem dos 12%."

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.