824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Finanças Públicas

Contas Públicas

Excedente na mira apesar de défice e medidas extra

Miranda Sarmento acusou o anterior Governo de deixar as contas piores do que tinha anunciado. Agora revela que 41 medidas aprovadas não tinham cabimento orçamental. E o arranque do ano foi de défice.
Contas Públicas

Ano arranca com défice orçamental de 0,2%

O ano arrancou com um défice orçamental, em contabilidade nacional, de 0,2%, segundo dados do INE.
Finanças Públicas

Cacofonia orquestral 

Cabe às instituições, como o Banco de Portugal, manterem-se firmes no  seu papel de guardiãs da estabilidade, evitando a tentação de se tornarem atores políticos.  
Finanças Públicas

Bruxelas dá orientação para o futuro a Portugal

As novas regras orçamentais europeias obrigam a um plano de médio prazo a ser apresentado em setembro. Até lá o limite de aumento da despesa vai ser negociado, mas em segredo.
Professores

Recuperar tempos aos professores custa 470 milhões

UTAO fez o estudo sobre o impacto orçamental da recuperação do tempo de serviço e já enquadrou o acordo alcançado pelo Governo. Ministro estimou em 300 milhões custo anual depois de reposição.
Finanças Públicas

Centeno vê fosso de três mil milhões no OE de 2025

Novas regras europeias dão escassa margem para mais medidas, avisa Centeno. Banco de Portugal, aliás, diz que mesmo sem novas medidas Portugal já entraria em incumprimento com essas regras.
Finanças Públicas

Contas públicas ficam mais negativas em abril

Em contabilidade pública, o défice agravou-se em abril face ao que já tinha sido registado em março, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada esta sexta-feira.
Impostos

Governo insiste na redução do IRS em 7 escalões

Miranda Sarmento, ministro das Finanças, foi chamado ao Parlamento para explicar os números do IRS. Acabou a falar na proposta do PSD/CDS e de abriu a porta a estudar outras medidas tributárias.
BPN

Sem "sorvedouro" do BPN, excedente teria sido 1,6%

Finanças (com Medina) registaram nas contas de 2023 encargo de mais de 900 milhões relacionado com o ex-BPN, quase tanto quanto se inscreveu no Orçamento do Estado para políticas de habitação.
Noticiário

13h. Livre. Listas pedem mais democracia interna

As listas que concorrem à liderança do partido pedem uma direção executiva mais aberta ao exterior. Ainda, Carlos Lobo comenta estratégia de Medina para fazer face à dívida pública.
Resposta Pronta

"Demonstra a falência do modelo finanças públicas"

Medina recorreu a 3 empresas públicas para melhorar resultados da dívida pública. Carlos Lobo, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, diz que situação é normal mas deixa críticas.
Noticiário

11h. Medina usou empresas para diminuir a dívida

O ex-ministro das finanças usou três empresas públicas para melhorar os resultados da dívida pública, em 2023. Ainda neste jornal, a Ucrânia deteve agentes russos que preparavam um ataque em Kiev.
Finanças Públicas

Medina foi buscar dinheiro à NAV e Casa da Moeda

Depois de ter sido conhecido o dividendo extraordinário que a Águas de Portugal foi obrigada a entregar ao Estado, é agora também noticiado que a NAV e a Casa da Moeda tiveram de entregar dinheiro.
Finanças Públicas

Medina tirou 100 milhões à AdP que seriam repostos

A Águas de Portugal pagou um dividendo extraordinário de 100 milhões no final do ano com o compromisso de haver mais tarde um aumento de capital. Miranda Sarmento inviabiliza operação.
Finanças Públicas

Contas públicas, Justiça e racismo

As queixas e críticas do Governo ao que herdaram nas contas públicas, o manifesto sobre a Justiça e os ataques racistas no Porto marcaram uma semana em que o Parlamento foi rei.
Finanças Públicas

Raimundo diz que "quem se lixa é o mexilhão"

Secretário-geral do PCP diz que Governo "está a encontrar justificações para não cumprir aquilo que prometeu a vários setores ou pelo menos para arrastar o mais possível as propostas que fez".
Finanças Públicas

Contas certas de Medina são incertas para Miranda

Fernando Medina e Joaquim Miranda Sarmento trocam acusações a propósito das contas públicas. Para o novo ministro, a margem orçamental ficou, agora, mais estreita.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Finanças. "Jogada política" de Miranda Sarmento

Luís Capoulas Santos (PS) fala em "declarações graves" do ministro das Finanças. Sobre a abolição das portagens das ex-SCUT, Cristóvão Norte (PSD) critica PS e Chega.
Noticiário

13h. Ministro das Finanças critica contas públicas

Joaquim Miranda Sarmento acusa o PS de ter aprovado medidas sem cabimento orçamental. Ainda neste jornal, Chega vai votar a favor da proposta socialista para eliminar as portagens nas ex-SCUTs.
Finanças Públicas

O que muda com as novas regras orçamentais?

A União Europeia aprovou novas regras orçamentais que focam os ajustamentos ao nível das despesas. Um acordo "difícil", garante Margarida Marques, eurodeputada socialista.
Governo

IL desafia Governo a refletir medidas da AD

Iniciativa Liberal tem dúvidas sobre o que pode levar o Governo a apresentar um Programa de Estabilidade que, em vez de refletir as medidas da AD, assente numa visão do país do Governo de Costa.
Programa de Estabilidade

Pedro Nuno aponta buraco de 1.350 milhões de euros

Em vídeo publicado nas redes sociais do PS, Pedro Nuno Santos diz que "dúvidas sobre a credibilidade" do Governo adensaram-se "com apresentação do Programa de Estabilidade".
Iniciativa Liberal

Estabilidade. IL avança com projeto de resolução

Depois de Mariana Leitão ter anunciado a proposta, Rocha explica que "não faz nenhum sentido" que a AD apresente um Programa de Estabilidade que 2não reflete o seu programa eleitoral".
Programa de Estabilidade

PCP anuncia projeto de resolução para rejeitar PE

Para obrigar a "votação da perspetiva em que se baseia o programa de estabilidade apresentado pelo Governo", o PCP anunciou que irá propor a rejeição das medidas que "que só agravarão os problemas".
Programa de Estabilidade

Bloco dispara contra PE: "É inútil"

Considerando o documento "inútil" e "caduco", o BE promete apresentar um projeto de resolução para rejeitar o Programa de Estabilidade e pede que Governo esclareça prioridades económicas.
Noticiário

12h. Governo. PCP anuncia projeto de resolução

PCP apresenta projeto de resolução para propor rejeição do Programa de Estabilidade. Ainda neste jornal, Governo da Dinamarca compara incêndio no edifício da antiga Bolsa de Valores à Notre Dame.
Finanças Públicas

Governo diz ter pouca margem para apoio à economia

"Margem disponível para estímulos orçamentais encontra-se condicionada pela necessidade de manter a dívida pública numa trajetória de redução". Superávite de 0,3% significa mais de 750 milhões.
Impostos

Descida do IRS será aprovada já na próxima semana

Uma das principais medidas fiscais do Programa do Governo, a descida do IRS até ao 8.º escalão, vai ser aprovada pelo Conselho de Ministros já na próxima semana. Tem de passar no parlamento.
Finanças Públicas

Vítor Bento: ter excedente não é viver "folgado"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Vítor Bento, diz que prioridade do país deve ser a redução da dívida pública e sublinha que ter excedente orçamental não significa viver folgado.
Novo Governo

Economista do BCP vai para secretário do Orçamento

José Brandão de Brito há muito colabora com o PSD e ajudou Passos Coelho a preparar programa económico em 2015. Em 2019, dizia a investidores londrinos que maioria do PS seria boa para o país.
Segurança Social

FEFSS deve ter condições fixadas para utilização 

A CFP aponta que as condições sob as quais se pode utilizar o fundo devem estar previamente fixadas. Fizeram também críticas ao ponto jurídico-financeiro que "abre a porta a utilizações espúrias"
Finanças Públicas

Medina deixa mesmo os cofres cheios a Montenegro?

Excedente de 3 mil milhões de euros dá margem a Montenegro, mas não rédea solta. Há "efeitos desfasados" da inflação e um processo de "desinflação" em curso que pode trazer "surpresas adversas".
Investimento público

Investimento público fica abaixo do orçamento

Ao longo dos últimos anos, a execução do investimento público tem ficado recorrentemente abaixo do orçamentado, embora o investimento tenha aumentado em 969,7 milhões de euros, entre 2022 e 2023.
Finanças Públicas

Medina despede-se com excedente histórico de 1,2% 

Atual Governo deixa a Montenegro o maior excedente da democracia, 1,2% em 2023, segundo o INE. Medina justifica com crescimento, emprego e salários mas deixa alertas ao sucessor.
Finanças Públicas

Finanças Públicas sem dados de contas das empresas

O relatório do Conselho de Finanças Públicas refere que a "ausência desta informação levanta algumas questões acerca da efetividade do ciclo de accountability [responsabilização] da gestão pública".
IRS

Prazo para validar faturas acaba segunda-feira

O prazo para validar as faturas que servem de base ao cálculo das deduções no IRS termina esta segunda-feira. A data limite para a entrega da declaração do IRS é em 30 de junho.
Finanças Públicas

Novo Governo herda maior excedente da democracia

O superavit orçamental irá superar os 0,1% alcançados pelo ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, em 2019. Apesar da resistência da economia, espera-se um novo arrefecimento este ano.
Finanças Públicas

Regras orçamentais com acordo de colegisladores

As novas regras orçamentais na União Europeia receberam esta madrugada o acordo entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros, após 16 horas de negociação.
Finanças Públicas

O Faz-de-Conta Fiscal 

O superávit orçamental de 2023 é menos prova de responsabilidade fiscal, e mais o espelho do aumento de impostos e do declínio dos serviços públicos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas