211kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

Mentes Brilhantes

Projetos Observador

Decrescimento sustentável: o desafio ecológico

130
A partir da Universidade Nova de Lisboa, e juntando decisores políticos, sociedade civil e académicos, o australiano Nicholas Fitzpatrick procura uma forma de desacelerar o impacto humano no planeta.
Projetos Observador

Combater a obesidade e o fígado gordo

734
A doença do fígado gordo afeta 25% da população mundial. A partir da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Rui Castro procura novas formas de diagnóstico e tratamento da enfermidade.
Projetos Observador

Um café para descobrir onde se oculta a depressão

416
No Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, Rodrigo Cunha estuda há anos os benefícios da cafeína. Agora tenta usá-la para descobrir os circuitos neuronais onde se esconde a depressão.
Projetos Observador

Inês à procura da nova física 

323
Inês Ochoa está a desenvolver um algoritmo inédito que permita encontrar novas partículas elementares – como o famoso bosão de Higgs. A investigadora do LIP-Lisboa quer descobrir nova física.
Projetos Observador

Miguel Soares quer que a sépsis deixe de matar

342
No Instituto Gulbenkian de Ciência, Miguel Che Soares investiga outra forma de lutar contra a sépsis, a terrível resposta do corpo a uma infecção generalizada, que mata 11 milhões de pessoas por ano.
Projetos Observador

Novas terapias para a epilepsia e doenças mentais

1416
A investigadora Ana Luísa Carvalho descobriu uma nova função para uma proteína que pode ajudar a controlar a epilepsia e doenças neuropsiquiátricas – e quer aplicá-la em terapias inovadoras.
Projetos Observador

Como prever quais os cancros que vão metastizar?

1398
No IPO-Porto, Vera Constâncio procura encontrar uma forma de antever quais os cancros da próstata que vão metastizar e quais não vão. Objetivo: evitar o sobretratamento.
Projetos Observador

Nanodiamantes para detetar a Doença de Parkinson

163
A partir de Braga, a investigadora alemã Jana Nieder está a desenvolver uma tecnologia que utiliza nanosensores de diamantes para diagnosticar a Doença de Parkinson mais cedo.
Projetos Observador

Combater o cancro com uma imunoterapia universal 

1141
O investigador Bruno Silva-Santos trabalha num subtipo específico de células que pode, em breve, tornar-se um tratamento universal contra alguns tumores – usando o sistema imunitário como arma.
Projetos Observador

Como o cérebro distingue o que é bom e o que é mau

182
Na Escola de Medicina da Universidade do Minho, a investigadora Ana João Rodrigues quer desvendar os mecanismos que levam os neurónios a codificar o prazer e aversão.
Projetos Observador

O microchip que nos diz como vai o coração

229
No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, a cientista Inês Mendes Pinto está a criar um biossensor portátil para controlar a insuficiência cardíaca... através das lágrimas.
Projetos Observador

Como melhorar a vida dos doentes transplantados?

275
Carolina Pacini quer melhorar a qualidade de vida de pacientes sujeitos a transplante de medula. A Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro é um risco mas a investigadora está empenhada em minimizá-lo.
Projetos Observador

Ele quer criar música com a emoção das imagens

O investigador Serkan Sulun, do INESC TEC, no Porto, quer ensinar os computadores a gerar música royalty free a partir das imagens de vídeo. E assim tornar a experiência do espectador mais envolvente.
Projetos Observador

A vida sexual das plantas e a comida do futuro

482
Jessy Silva estuda os processos envolvidos na reprodução das plantas. A investigadora do LAQV/REQUIMTE, no Porto, quer maximizar a produção de sementes – e, consequentemente, a produção agrícola.
Projetos Observador

Covid-19: uma vacina (também) made in Portugal

1537
Helena Florindo, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, coordena uma equipa – em parceria com uma cientista israelita – que trabalha a contra-relógio na vacina mais desejada do mundo.
Projetos Observador

Como produzir proteínas mais depressa?

440
Resposta: com um acelerador genético que pode revolucionar a indústria farmacêutica. Chama-se iPLUS, foi desenvolvido pela investigadora Alexandra Moreira e será útil em áreas como cancro ou diabetes.
Projetos Observador

E se faltarem ventiladores? O Atena entra em ação

201
Aos 29 anos, Tiago Rebelo e uma equipa de 120 pessoas desenvolveram em Matosinhos um ventilador para ajudar o SNS a não colapsar. O Atena vai ser testado em humanos e está pronto para entrar em ação.
Projetos Observador

A mosca da fruta vai ajudar-nos a comer melhor?

105
Carlos Ribeiro quer perceber se as bactérias do intestino podem decidir o que nós comemos — tal como acontece com a mosca da fruta. A investigação está a ser feita na Fundação Champalimaud.
Projetos Observador

Este novo pacemaker pode salvar (ainda mais) vidas

A insuficiência cardíaca afeta 250 mil portugueses. Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o cirurgião Adelino Leite-Moreira está a desenvolver uma terapia inovadora para tratá-la.
Projetos Observador

O que vai acontecer às tartarugas marinhas? 

613
Estão entre as espécies mais sensíveis às alterações climáticas. A bióloga marinha Ana Rita Patrício está há anos a estudar como é que tartarugas marinhas vão lidar com este impacto.
Projetos Observador

Como acabar com infecções hospitalares? Ela sabe

755
A partir de uma bactéria marinha, Fabíola Costa, investigadora do i3S, no Porto, desenvolveu o AntiBioCoat – um revestimento para cateteres urinários, causadores da maioria das infecções hospitalares.
Projetos Observador

O que é que um neurónio diz a um linfócito?

362
Não sabemos ainda, mas Henrique Veiga-Fernandes, um dos pioneiros no estudo do sistema neuroimune, está a investigar a forma como os sistemas imunitário e nervoso comunicam numa infeção respiratória.
Projetos Observador

Voltar a ter os músculos perdidos com a idade

631
A perda de massa muscular é uma incapacitante condição da terceira idade. Mas a medicina pode vir a ter opções para recuperarmos a força perdida, graças ao investigador português Pedro Sousa-Victor.
Projetos Observador

A portuguesa que quer erradicar a malária

406
A malária matou 400 mil pessoas em 2019. Há 140 anos que lhe conhecemos a causa e ainda não conhecemos a cura. Mas a cientista Maria Mota fez uma nova descoberta em direção à erradicação da doença.
A página está a demorar muito tempo.