Massacre
Timor-Leste

Max Stahl: jornalista terá nacionalidade timorense

Será atribuída nacionalidade timorense ao jornalista britânico Max Stahl. Stahl documentou e expôs o massacre de Santa Cruz ganhando "o direito a ser cidadão timorense", disse o Presidente do país.
Timor-Leste

Santa Cruz. Jornalista poderá tornar-se timorense

A atribuição da "cidadania especial" ao jornalista britânico Max Stahl em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste vai ser debatida na terça-feira em plenário.
Mundo

Timor-Leste vai condecorar jornalista Max Stahl

101
Max Stahl, que filmou e divulgou o massacre no cemitério de Santa Cruz, em Díli, vai agora ser condecorado com o mais alto grau possível para um cidadão, o Colar da Ordem de Timor-Leste.
Crime

O "Monstro de Fortaleza" quer ser professor /premium

602
18 anos após o massacre na Praia do Futuro, Luís Miguel Militão deve ficar preso até 2031. Está a tirar dois cursos na cadeia e a fazer estágio como professor. O caso recordado por quem o investigou.
Estados Unidos da América

EUA. Autor de massacre queria alvejar mexicanos

As autoridades norte-americanas confirmaram esta sexta-feira que Patrick Crusius, o atirador do tiroteio que matou 22 pessoas em El Paso, tinha como motivação alvejar mexicanos.
Partido Comunista Chinês

Tiananmen. Cantor chinês desaparecido há 3 meses

336
A digressão de 23 concertos foi cancelada por "motivos de saúde". Depois, os vídeos, músicas e redes sociais do cantor desapareceram da internet. Ninguém parece saber onde está Li Zhi.
Brasil

Brasil. Polícia detém suspeito de ajudar no ataque

O adolescente, de 17 anos, cuja identidade não foi revelada, foi detido após a emissão de uma ordem judicial que vale por 45 dias. O jovem já tinha sido presente à justiça, mas foi libertado.
Brasil

Brasil. Encontrados cadernos dos atiradores

Os cadernos encontrados no carro dos atacantes que mataram dez pessoas na escola de Suzano têm desenhos de armas, táticas de videojogos, palavras de ódios, referências satânicas e ameaças.
Brasil

Brasil. Mãe diz que filho sofreu bullying

1586
O atirador mais novo era gozado por ter acne. A mãe fala de um rapaz triste e não se conforma: "Ele tinha internet, TV a cabo, tinha tudo, e o bobão faz isso?".
Brasil

Brasil. O vídeo do início do massacre na escola

1224
As imagens gravadas pelas câmaras de segurança mostram o momento em que os atiradores iniciam o ataque e a tentativa de fuga dos alunos. Atenção: as imagens podem ferir sensibilidades.
Terrorismo

EUA. Detido militar que planeava ataque terrorista

200
Tenente da Guarda Costeira norte-americana queria matar políticos e organizar um massacre com armas químicas. Já tinha 15 armas e mil munições e diz ter um sonho: "Matar todas as pessoas do mundo".
Angola

Angolana interrompeu perguntas a João Lourenço

181
João Lourenço ouviu a cidadã angolana enquanto falava sobre o pai, vítima do massacre de 27 de maio, mas não a deixou ler o poema por respeito aos jornalistas.
Religião

Há 40 anos morreram 909 em Jonestown /premium

323
Até 11 de setembro de 2001, nunca tantos civis americanos tinham morrido de uma só vez. Os 909 de Jonestown incluíam muitas crianças e o fundador do Templo do Povo. Falámos com uma das sobreviventes.
Presidente Trump

Massacre. Trump ordena bandeiras a meia-haste

114
O presidente Donald Trump, ordenou que as bandeiras norte-americanas nos edifícios públicos sejam postas em meia-haste em homenagem às vítimas do massacre da sinagoga de Pittsburgh
Myanmar

ONU pede libertação dos 2 jornalistas condenados

Michelle Bachelet classificou como uma "paródia" o julgamento a que foram submetidos os repórteres, considerando "de interesse público" a informação que divulgaram sobre o massacre.
Massacre

"Matar, destruir".As vozes do atirador de Parkland

Nikolas Cruz foi o autor do massacre numa escola secundária em Parkland, na Flórida. Matou 17 adolescentes. Veja neste vídeo as imagens do interrogatório no qual o atirador dizia ouvir vozes.
Massacre

Parkland: atirador está a receber apoio de "fãs"

689
Centenas de "raparigas normais" de todos os cantos dos Estados Unidos têm tentado entrar em contacto com o presumível atirador de Parkland.
Estados Unidos da América

Por onde andou Nikolas nos minutos após o massacre

Depois de matar 17 pessoas num liceu da Flórida, Nikolas Cruz escondeu a arma, misturou-se com os outros jovens e saiu da escola. Foi a um hipermercado e, depois, a dois restaurantes de "fast food".
Estados Unidos da América

Morreu Charles Manson, o assassino mais infame

1200
Sharon Tate, grávida de 8 meses, foi a vítima mais célebre da seita que liderava e que no verão de 1969 assassinou brutalmente sete pessoas. Morreu este domingo num hospital na Califórnia.
Tiroteio

Texas: sete minutos de massacre foram gravados

A igreja de Sutherland Springs filmava todas as celebrações e a do passado domingo, em que Devin Kelley matou 26 pessoas, não foi exceção. O vídeo está na posse do FBI.
Estados Unidos da América

Sobreviventes do massacre de Las Vegas perseguidos

Escaparam à mira de Stephen Paddock, mas agora estão a ser atacados na Internet. Há defensores de teorias da conspiração que garantem que os acontecimentos de dia 1 foram encenados pelo governo.
Las Vegas

Homenagem: Las Vegas reduziu as luzes 11 minutos

Exactamente uma semana depois do massacre, à mesma hora, entre as 22h05 e as 22h16, a intensidade das luzes diminuiu na cidade. Foi uma homenagem da cidade às 58 vítimas mortais
Estados Unidos da América

Paddock alugou quartos junto a outros festivais

Antes do ataque que resultou em 58 mortos e cerca de 500 feridos, Stephen Paddock tinha alugado quartos com vista para os festivais Lollapalooza, em Chicago, e Life Is Beautiful, em Las Vegas.
Las Vegas

Jimmy Kimmel emociona-se ao falar de Las Vegas

999
O apresentador norte-americano Jimmy Kimmel emocionou-se ao falar do massacre de Las Vegas durante o seu programa. Criticou a lei de posse de armas no país e nem Trump nem alguns senadores escaparam.
Massacre

Celebridades reagem ao massacre em Vegas

Rihanna, Lady Gaga, Bryan Adams, ou até Ellen DeGeneres. Várias celebridades mostraram nas últimas horas palavras de lamento e de apoio no maior massacre americano. Memorize a tag: #PrayforVegas.
Holanda

Acusação turca é "falsidade histórica repugnante"

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, considerou uma "falsidade histórica repugnante" a acusação do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de que os holandeses foram responsáveis pelo massacre de Srebrenica.
Brasil

Presidente do Brasil lamenta massacre em Roraima

O Presidente do Brasil, Michel Temer, lamentou o novo massacre ocorrido esta sexta-feira numa penitenciária do país, no estado de Roraima.
Turquia

Autor do massacre pode ter tido cúmplices

O autor do massacre no Clube Reina, em Istambul, "pode ter tido cúmplices no local", segundo o vice-primeiro-ministro turco. Em conferência de imprensa, admitiu também que este já foi localizado.
Munique

"Vou matar-vos a todos". Ataque planeado há um ano

147
Surgem mais detalhes sobre quem era Ali David Sonboly e sobre as suas motivações. Colegas descrevem-no como um jovem perturbado que várias vezes ameaçou os que o rodeavam. Chegou a estar internado.
Estados Unidos da América

McCain acusa Obama de ser responsável por tiroteio

O senador John McCain acusou Obama de ser "diretamente responsável" pelo massacre de Orlando. McCain retificou mais tarde e disse que não se referia ao Presidente, mas às suas políticas externas.
Massacre

Relatos de quem sobreviveu em Orlando

Omar Mateen matou 49 pessoas e feriu outras 53, numa discoteca, em Orlando. Houve quem se tivesse fingido de morto e quem tivesse sido salvo à última hora.O massacre, contado por quem lhe sobreviveu.
Venezuela

Localizados quatro dos 28 mineiros massacrados

As autoridades venezuelanas confirmaram que encontraram os restos de quatro dos 28 mineiros que a 4 de março foram massacrados por desconhecidos na localidade de Tumeremo.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo.1 ano depois, Deus assassino na capa

134
O Charlie Hebdo vai lançar um número especial com um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".
Nigéria

Boko Haram mata 14 pessoas em ataque a aldeia

Pelo menos 14 pessoas morreram e várias ficaram feridas, na sequência de um ataque de militantes do grupo islamita Boko Haram, na sexta-feira, contra uma aldeia no nordeste da Nigéria.
Atentados de Paris

Bataclan pode reabrir no final de 2016

O Bataclan, a sala de espetáculos de Paris onde 90 pessoas foram mortas por 'jihadistas' a 13 de novembro, poderá reabrir no final do próximo ano, disseram dois dos seus proprietários a um jornal francês.
China

Massacre de Nanjing na Memória do Mundo da UNESCO

Os documentos relacionados com o massacre de Nanjing, em 1937 na China, foram inscritos na sexta-feira no programa Memória do Mundo da UNESCO.
Índia

Modi: Estrela de rock ou criminoso?

Reportagem do New York Times expõe alegada perseguição de Narendra Modi a uma ativista que tem tentado responsabilizar o atual primeiro-ministro pelos massacres de 2002 em Gujarat.
Conflito na Síria

Aviação síria provocou a morte a 82 pessoas

Pelo menos 82 pessoas morreram e 250 ficaram feridas num ataque da aviação síria contra um mercado de Duma, arredores de Damasco, considerado "massacre" por grupos de direitos humanos.
Conflito na Síria

Síria. Exército mata 70 pessoas em ataques a Douma

Pelo menos 70 pessoas, a maioria civis, foram mortos em ataques aéreos pelo regime sírio num mercado na cidade rebelde de Douma, perto de Damasco, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Estados Unidos da América

Texas. 5 crianças e 3 adultos mortos em casa

A polícia encontrou oito cadáveres, cinco crianças e três adultos, numa casa no Texas, sul dos Estados Unidos, depois de um tiroteio que terminou com a rendição de um homem.
Massacre

Jovens regressam a Utoya quatro anos depois

Quatro anos depois do massacre protagonizado por Anders Behring Breivik, mil jovens do Partido Trabalhista norueguês realizam esta sexta-feira o primeiro acampamento na ilha de Utoya.
Terrorismo

Ataque do Boko Haram mata treze pessoas na Nigéria

Os terroristas do Boko Haram mataram 13 pessoas e feriram 27, segundo testemunhas no local, como forma de vingança devido a denúncias feitas contras os terroristas.
Estados Unidos da América

Acusação do massacre de Charleston: crime de ódio

O autor do massacre em Charleston que vitimou nove pessoas numa igreja afro-americana, Dylann Roof, foi agora acusado de crimes de ódio.
Iraque

EI divulga vídeo do massacre de Tikrit em 2014

O grupo Estado Islâmico divulgou, no sábado, novas imagens do massacre de centenas de soldados, a maioria xiitas, em Tikrit, em junho de 2014.
Genocídio

PM sérvio condena "monstruoso crime" de Srebrenica

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, condenou "o monstruoso crime" de Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, que consistiu na morte de cerca de 8.000 muçulmanos pelas tropas servio bósnias.
Massacre

Obama insiste que Srebrenica foi um "genocídio"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu na sexta-feira que se "chame pelo nome" o "genocídio" de mais de 8.000 homens e rapazes muçulmanos de Srebrenica.
Terrorismo

97 mortos em ataque do Boko Haram na Nigéria

Pelo menos 97 pessoas morreram num ataque perpetrado por presumíveis membros do grupo islamista radical Boko Haram na aldeia de Kukawa, próximo do lago Chade, no nordeste da Nigéria.
Papa Francisco

Papa vai a Sarajevo, em diálogo inter-religioso

O papa Francisco irá visitar Sarajevo no sábado para "encorajar o cruzamento" de religiões na Bósnia-Herzegovina de forma pacífica.
Crítica de Livros

Massacre em família

Escrito pela antiga correspondente da BBC em Angola Lara Pawson, "Em Nome do Povo" investiga um dos mais dramáticos acontecimentos da independência angolana: a purga dos nitistas em Maio de 1977.
Massacre

Ataque do Boko Haram fez 19 mortos nos Camarões

Um ataque do grupo radical Boko Haram em Bia, no norte dos Camarões, fez 19 mortos, a maioria deles decapitados, segundo o último balanço do massacre, que ocorreu na noite de quinta para sexta-feira.
Crime de Guerra

Srebrenica: ONU confirma condenação

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia confirmou a condenação a prisão perpétua do general Zdravko Tolimir, pelo genocídio no massacre de Srebrenica, em 1995,l.
Al-Shabab

Autor do massacre no Quénia era recém-licenciado

Um dos autores do atentado à Universidade do Quénia já foi identificado. O jovem, de etnia somali, era etnia recém-licenciado pela Faculdade de Direito de Nairobi.
Boko Haram

Boko Haram mata 68 pessoas. Incluindo crianças

Pelo menos 68 pessoas, entre as quais crianças, foram mortas num massacre do grupo radical islâmico Boko Haram numa aldeia do nordeste da Nigéria.
Terrorismo

EI queima vivas 43 pessoas

133
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) queimou hoje vivos mais 43 habitantes da zona de Al Bagdadiya, na província ocidental iraquiana de Al Anbar, revela a agência de notícias EFE com base em fontes de segurança.
Atentados de Paris

Milhares em Berlim contra a islamofobia

Milhares de pessoas, entre as quais a chanceler Angela Merkel, participaram hoje em Berlim numa concentração convocada por organizações muçulmanas contra a islamofobia, após os atentados em Paris.
Terrorismo

Boko Haram: Nigéria pede apoio e não críticas 

O Exército da Nigéria pediu hoje apoio em vez de críticas para fazer frente ao grupo terrorista Boko Haram, depois do homicídio de centenas de pessoas já este ano em Baga.
Atentados de Paris

"O nosso inimigo comum é o Islão radical"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou, na Grande Sinagoga de Paris, que apreciou a "posição muito firme" dos líderes franceses contra "o novo antissemitismo e o terrorismo".
Atentados de Paris

Irmãos Kouachi não tinham ligações à Argélia

Os dois irmãos jihadistas que mataram 12 pessoas no atentado contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo não tinham ligações à Argélia, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino.
Nações Unidas

Palestinianos pedem adesão ao TPI

Representante palestiniano junto da ONU apresentou a carta oficial de pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional.
Mundo

Haia retira queixas contra presidente do Quénia

Depois das eleições de 2008, uma onda de violência irrompeu por todo o Quénia e o presidente foi acusado de estar envolvido. "Vou contar imediatamente à minha mulher", foi a sua primeira reação.
Mundo

Museu mostra roupas de vítimas do massacre

O Arquivo e Museu da Resistência de Timor-Leste passou a ter em exposição roupas das vítimas do massacre de Santa Cruz doadas pelos familiares dos jovens que morreram há 23 anos naquele cemitério.
Terrorismo

Jihadistas executaram 200 elementos de tribo

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) executaram nos últimos dois dias mais de 200 elementos de uma tribo na província iraquiana de al-Anbar, no oeste do país.
Estado Islâmico

Kobane pode ser a próxima Srebrenica

Desde quarta-feira, os Estados Unidos têm feito bombardeamentos para deter os jihadistas. Pelos menos 12 mil civis estão encurralados na cidade de Kobane.
Julgamentos

Presidente do Quénia apresentou-se em Haia

O presidente queniano vai ser julgado por crimes contra a humanidade em Haia, na quarta-feira, no Tribunal Penal Internacional.
Fotojornalismo

Fotojornalista português expõe em São Paulo

João Pina a fotografa os vestígios dos países que participaram na "Operação Condor". Uma exposição que pretendende lembrar as vítimas das ditaduras da América Latina e que estreia em São Paulo.
Estado Islâmico

19 civis mortos nos combates entre curdos e o EI

Pelo menos 19 civis foram hoje assassinados por milícias curdas na província de Al Hasaka, no noroeste da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Mundo

Boko Haram toma cidade no nordeste da Nigéria

O grupo extremista islâmico ocupou o prédio da autarquia de Buni Yadi, onde acabaria por hastear a bandeira do Boko Haram. Os habitantes testemunharam execuções sumárias e pilhagens.
Guerra Civil

Islamitas executaram mais de 700 sírios em 15 dias

Os islamitas da organização Estado Islâmico (EI) executaram mais de 700 pessoas, na sua maioria civis, nas duas últimas semanas na Síria, afirmou hoje Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Conflitos

Human Rigths Watch quer Al-Sisi investigado

O diretor executivo da Human Rights Watch (HRW), Kenneth Roth, pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para criar uma comissão de investigação e instou os Estados a julgarem estes delitos.
Conflito Israelo-palestiniano

Trégua de 72 horas começa às 06h, hora de Lisboa

O cessar-fogo de 72 hora mediado pelo Egito, na Faixa de Gaza, começa na madruga desta terça-feira, quando forem 06h em Lisboa.
Conflito Israelo-palestiniano

Manifestação pró-Palestina em frente à Casa Branca

Milhares de manifestantes pediram este sábado o "Fim da ajuda norte-americana ao Estado hebraico" e exigiram "Sanções a Israel, um Estado terrorista", no Parque Lafayette, em frente à Casa Branca.
Conflito Israelo-palestiniano

John Kerry mantém contactos em Gaza

O secretário de Estado norte-americano está a trabalhar junto do governo de Israel e do Hamas no sentido de negociações, no quadro da proposta do Egito, para pôr fim ao conflito em Gaza.
A página está a demorar muito tempo.