456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Massacre

Nigéria

Ataque na Nigéria. Número de mortos aumenta

A Nigéria voltou a corrigir o número de vítimas mortais do ataque de domingo passado contra uma igreja católica em Ondo, sudoeste, de 22 para 40, segundo o governador do estado, Oluwarotimi Akeredolu.
China

Tiananmen. China aumenta vigilância de ativistas

Entre abril e junho de 1989, milhares de chineses reuniram-se na Praça de Tiananmen em protestos contra o regime. A 4 de junho, as tropas dispararam sobre os protestantes, matando centenas de pessoas.
Estados Unidos da América

Matthew McConaughey visita terra natal em Uvalde

Ator nasceu em Uvalde em 1969, onde passou grande parte da infância. A sua mãe foi professora numa escola a menos de 2km da instituição de ensino onde houve um ataque mortal na semana passada.
Massacre

Murray recorda o dia em que sobreviveu a massacre

Tenista Andy Murray disse à BBC que o massacre da semana passada no Texas o deixou "zangado" e "incrivelmente perturbado". E recordou o dia em que ele próprio sobreviveu a um tiroteio em massa.
A História do Dia

O controlo das armas impediria massacres nos EUA?

19 crianças entre 5 e 11 anos foram mortas por um jovem de 18, que acabou abatido pela polícia. Só em maio há registo de 5 tiroteios nos EUA. Um maior controlo na venda de armas prevenia massacres?
Noticiário

7h. Atirador do Texas tinha 18 anos

Ataque em escola primária nos EUA matou pelo menos 21 pessoas incluindo 18 crianças. Na Ucrânia, Zaporíjia foi atingida por quatro mísseis durante a madrugada.
Holanda

Detido suspeito ligado a massacre do Ruanda

Homem detido em Ermelo e está acusado de ter abastecido várias milícias com armas e de ter estado envolvido no planeamento dos massacres em Mugina, durante a guerra civil no Ruanda.
Nações Unidas

ONU discute com coligação árabe massacre em prisão

Este ataque é um dos mais mortíferos no Iémen nos últimos anos, com um saldo final de 91 mortos e 236 feridos, segundo o movimento insurgente xiita, apoiado pelo Irão.
Mundo

Hong Kong remove estátua do massacre Tiananmen

Estátua alusiva ao massacre na Praça Tiananmen em 1989 foi removida da Universidade de Hong Kong. A escultura era um dos poucos memoriais públicos que restavam no território para assinalar a data.
Jornalismo

Cinzas de Max Stahl enterradas em Díli

A urna foi colocada exatamente no mesmo local onde escondeu as cassetes de vídeo com o registo que ajudou a despertar a consciência internacional para a luta pela independência de Timor-Leste.
Estados Unidos da América

Compensação milionária para vítimas de massacre

Nikolas Cruz, de 23 anos, confessou-se culpado do ataque numa escola em 2018 e aguarda uma sentença de pena de morte ou de prisão perpétua, que será conhecida no início do próximo ano.
Timor-Leste

Max Stahl evocado nos 30 anos do massacre de Díli

O cemitério de Santa Cruz tornou-se famoso, em 12 de novembro de 1991, quando militares indonésios provocaram a morte de 74 pessoas, um momento trágico na luta de Timor-Leste.
África

60 pessoas assassinadas em massacre no Níger

Um ataque que pode ter sido realizado por militantes do Estado Islâmico provocou cerca de 60 mortes na fronteira sudoeste do Níger esta terça-feira, incluindo a do mayor da aldeia.
Estados Unidos da América

Autor de massacre em Parkland admite culpa

O arguido, de cabeça curvada, declarou-se culpado dos 17 homicídios perante a sala de tribunal lotada. O tiroteio foi o pior massacre escolar nos EUA desde a tragédia na escola Sandy Hook.
Noruega

Noruega assinala dez anos da ilha do massacre 

O extremista acionou uma bomba que matou oito pessoas em Oslo, tendo-se depois dirigido para a ilha de Utoya onde matou a tiro 69 jovens que participavam num encontro do Partido Trabalhista.
Governo

Burkina Faso. Governo atribui massacre a crianças

O ataque à aldeia de Solhan, na região norte de Sahel, provocou a morte de 132 pessoas. Segundo governo, "a maioria dos atacantes eram crianças com idades entre os 12 e os 14 anos".
Burkina Faso

Burkina Faso. 138 civis mortos em ataque

Ataque desta sexta-feira a aldeia no norte do Burkina Faso, fez pelo menos 138 mortos, todos civis. Foi o ataque mais mortal desde que o país começou a ser assolado pela violência jiadista, em 2015.
Estados Unidos da América

Sete mortos em festa de aniversário nos EUA

Um mês e meio após 10 pessoas terem morrido num supermercado em Boulder, novo massacre no Colorado, numa festa de aniversário familiar. Atirador era namorado de uma das vítimas. Suicidou-se no final.
Coronavírus

Tiananmen. Hong Kong anuncia proibição de vigília 

Realização da vigília de 4 de junho, data em que se assinalam os protestos em Tiananmen, em 1989, não será permitida em Victoria Park, "tendo em conta a última situação do coronavírus".
Angola

Noticia de Cafunfo: UNITA quer ouvir Governo 

A UNITA pediu uma audição por estar em causa a igualdade de tratamento pela imprensa e oposição democrática face à posição e aos comunicados da força da oposição sobre o massacre de Cafunfo.
Angola

Organização pede investigação urgente a massacre 

Human Rights Watch critica a ausência de "resposta aceitável" do Governo e diz que houve "claramente um excesso de força" das autoridades contra uma manifestação "tida como pacífica" em Cafunfo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo condena ataques terroristas no Níger 

Governo português "condena veementemente" o duplo ataque registado este sábado no Níger. Massacre de pelo menos cem civis é o ataque mais mortífero de jihadistas contra os civis na região do Sahel.
Rep Democrática do Congo

25 mortos em ataque na RD Congo

"As pessoas foram para os campos para se prepararem para a passagem de ano, o ADF apanhou-as uma a uma", disse o presidente de uma rede de organizações da sociedade civil.
Massacre

Christchurch. Tarrant condenado a prisão perpétua

O autor do massacre de 51 muçulmanos num ataque em duas mesquitas na Nova Zelândia foi condenado a prisão perpétua sem direito a liberdade condicional, a primeira vez que a pena é aplicada no país.
Coronavírus

Polícia de Macau proíbe vigília sobre massacre

A autoridades cancelaram a vigília sobre massacre de Tiananmen que ocorreu há quase 31 anos para impedir a concentração de pessoas, uma vez que pode potenciar risco de contágios.
Massacre

Autor do massacre de Atocha já na prisão em Madrid

Um dos autores do massacre de Atocha de 1977, Carlos García Juliá, deu entrada numa prisão em Madrid para cumprir os anos de prisão em falta, depois de ter sido entregue pelas autoridades brasileiras.
Filipinas

Filipinas. Condenados mentores do massacre de 2009

Após um julgamento de dez anos, os mentores do massacre político de 2009 no sul do país foram condenados a 40 anos de prisão pelo homicídio de 57 pessoas, incluindo 32 jornalistas.
Timor-Leste

Max Stahl: jornalista terá nacionalidade timorense

Será atribuída nacionalidade timorense ao jornalista britânico Max Stahl. Stahl documentou e expôs o massacre de Santa Cruz ganhando "o direito a ser cidadão timorense", disse o Presidente do país.
Timor-Leste

Santa Cruz. Jornalista poderá tornar-se timorense

A atribuição da "cidadania especial" ao jornalista britânico Max Stahl em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste vai ser debatida na terça-feira em plenário.
Mundo

Timor-Leste vai condecorar jornalista Max Stahl

Max Stahl, que filmou e divulgou o massacre no cemitério de Santa Cruz, em Díli, vai agora ser condecorado com o mais alto grau possível para um cidadão, o Colar da Ordem de Timor-Leste.
Crime

O "Monstro de Fortaleza" quer ser professor

18 anos após o massacre na Praia do Futuro, Luís Miguel Militão deve ficar preso até 2031. Está a tirar dois cursos na cadeia e a fazer estágio como professor. O caso recordado por quem o investigou.
Estados Unidos da América

EUA. Autor de massacre queria alvejar mexicanos

As autoridades norte-americanas confirmaram esta sexta-feira que Patrick Crusius, o atirador do tiroteio que matou 22 pessoas em El Paso, tinha como motivação alvejar mexicanos.
Partido Comunista Chinês

Tiananmen. Cantor chinês desaparecido há 3 meses

A digressão de 23 concertos foi cancelada por "motivos de saúde". Depois, os vídeos, músicas e redes sociais do cantor desapareceram da internet. Ninguém parece saber onde está Li Zhi.
Brasil

Brasil. Polícia detém suspeito de ajudar no ataque

O adolescente, de 17 anos, cuja identidade não foi revelada, foi detido após a emissão de uma ordem judicial que vale por 45 dias. O jovem já tinha sido presente à justiça, mas foi libertado.
Brasil

Brasil. Encontrados cadernos dos atiradores

Os cadernos encontrados no carro dos atacantes que mataram dez pessoas na escola de Suzano têm desenhos de armas, táticas de videojogos, palavras de ódios, referências satânicas e ameaças.
Brasil

Brasil. Mãe diz que filho sofreu bullying

O atirador mais novo era gozado por ter acne. A mãe fala de um rapaz triste e não se conforma: "Ele tinha internet, TV a cabo, tinha tudo, e o bobão faz isso?".
Brasil

Brasil. O vídeo do início do massacre na escola

As imagens gravadas pelas câmaras de segurança mostram o momento em que os atiradores iniciam o ataque e a tentativa de fuga dos alunos. Atenção: as imagens podem ferir sensibilidades.
Terrorismo

EUA. Detido militar que planeava ataque terrorista

Tenente da Guarda Costeira norte-americana queria matar políticos e organizar um massacre com armas químicas. Já tinha 15 armas e mil munições e diz ter um sonho: "Matar todas as pessoas do mundo".
Angola

Angolana interrompeu perguntas a João Lourenço

João Lourenço ouviu a cidadã angolana enquanto falava sobre o pai, vítima do massacre de 27 de maio, mas não a deixou ler o poema por respeito aos jornalistas.
Religião

Há 40 anos morreram 909 em Jonestown

Até 11 de setembro de 2001, nunca tantos civis americanos tinham morrido de uma só vez. Os 909 de Jonestown incluíam muitas crianças e o fundador do Templo do Povo. Falámos com uma das sobreviventes.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.