O quarto número da revista Granta chega na segunda quinzena de outubro às livrarias com África na capa. No recheio, a revista literária semestral dirigida por Carlos Vaz Marques traz inéditos de Sousa Jamba e Lídia Jorge, e as mensagens trocadas entre Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

Não se pretende retratar África, continente imenso e heterogéneo. O que se apresenta no novo número da Granta portuguesa são partes de África diferentes entre si, “pelo confronto entre os textos traduzidos da Granta de língua inglesa com os inéditos de autores de língua portuguesa escritos para esta edição”, pode ler-se no editorial, adiantado ao Observador por Carlos Vaz Marques.

Em destaque vão estar dois países de língua oficial portuguesa, Angola e Moçambique. “Porque valorizamos muito a ligação ao mundo de língua portuguesa e porque África faz inevitavelmente parte do imaginário dos portugueses”, explicou o diretor. Como já é hábito, todos os textos em língua portuguesa são inéditos encomendados pela revista-quase-livro. Um dos destaques vai para a correspondência trocada no início deste ano entre o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa, cuja amizade é pública. Foi precisamente Mia Couto que Agualusa convidou para apresentar em Portugal o seu mais recente romance, A Rainha Ginga.

Ainda em português destaca-se o regresso às publicações do angolano Sousa Jamba e textos escritos por Lídia Jorge e José Tolentino Mendonça. Nos textos de autores de língua inglesa, a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, Teju Cole e Nadine Gordimer, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 1991 e que faleceu este ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O angolano Délio Jasse, finalista do Prémio BES Photo de fotografia deste ano, assina o ensaio fotográfico do número 4. Alain Corbel fez a ilustração. A fotografia da capa é de Ruy Duarte de Carvalho, escritor e cineasta angolano já falecido, que também é evocado na revista com a publicação de “uma seleção de mensagens pessoais enviadas a partir de Swakopmund, na Namíbia, nos últimos dias de vida”, adiantou o diretor.

A revista já está impressa e começa a chegar aos cerca de 1.500 assinantes na próxima semana. As livrarias vão ter de esperar até 31 de outubro.

Granta-4_Capa

A imagem de capa foi captada pelo angolano Ruy Duarte de Carvalho, falecido em 2010

O primeiro número da edição portuguesa da revista literária Granta chegou em maio de 2013 pela Tinta da China, com a inclusão de cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa em destaque. Ano e meio depois, o balanço é positivo. “O projeto inicial era o de fazermos quatro números e reavaliarmos a viabilidade”, contou Carlos Vaz Marques. “Essa avaliação, ao fim das três primeiras edições, fez-nos concluir que vamos continuar. O resultado está muito acima do que esperávamos, num momento tão arriscado em termos editoriais”. Ou seja, em maio de 2015 há número cinco da Granta para ler.