A agência Moody’s colocou sob revisão o “rating” que atribui à francesa Altice, que já está quatro níveis em “lixo”, e admite baixá-lo ainda mais caso a empresa francesa avance com a aquisição – através de dívida – da PT Portugal. O alerta foi emitido na quarta-feira pela Moody’s, em nota publicada no site da agência de “rating”.

O “rating” que a agência norte-americana atribui à Altice é de “B1”, o que significaria que precisaria de subir quatro níveis para deixar de ser considerada uma dívida de alto risco (“lixo”). A situação pode piorar, contudo. “A colocação do ‘rating’ sob revisão para potencial descida reflete o impacto que esta transação totalmente financiada por dívida terá sobre o endividamento da Altice, que poderá aumentar a dívida para um nível claramente acima de 5,5 vezes o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações)”.

É que a Altice, além de estar através da Altice Portugal a tentar comprar a PT Portugal, acaba de adquirir a operadora SFR através da subsidiária Numericable. A Moody’s está também preocupada com “os riscos de integração consideráveis à medida que o diminuto centro de gestão central da Altice integra esta vaga de aquisições recentes”.

A Moody’s promete avaliar rapidamente o impacto que estes negócios terão para a Altice, tanto do lado das responsabilidades acrescidas mas também dos frutos potenciais, e decidir sobre a revisão do “rating”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR