É uma história de amizade improvável entre um labrador retriever branco e um cavalo, com a cumplicidade do tratador da quinta. Aquele que já está a ser considerado o melhor anúncio do Super Bowl, a final da liga americana de futebol que todos os anos cola milhões de espetadores aos ecrãs das televisões, é uma espécie de ode à lealdade, onde nem a distância impede dois amigos de se reencontrarem e se protegerem. E é da Budweiser.

https://www.youtube.com/watch?v=xAsjRRMMg_Q

A história entre estes dois amigos não é nova – começou em 2014, num dos intervalos do Super Bowl desse ano. E manteve-se um ano depois, ao som de uma versão da música “I’m Gonna Be (500 miles)” da banda escocesa The Proclaimers. Da Escócia vem também a raça (Clydesdales) dos cavalos que são um dos ícones da marca de cerveja norte-americana, frequentemente utilizados em anúncios publicitários e ações de promoção. Anterior a esta, está a história que une o cavalo ao tratador, e que foi contada no Super Bowl de 2013.

https://www.youtube.com/watch?v=uQB7QRyF4p4

Na votação que está a decorrer no Wall Street Journal, o anúncio da Budweiser está em primeiro lugar no top dos melhores e é considerado o segundo mais divertido. Só na edição deste ano, a marca participou com três anúncios. O site Super Bowl Commercial 2015 também já elegeu o seu favorito e é, precisamente, o “Lost Dog” da Budweiser. Na Business Insider, também é apontado como favorito e no USA Today é o líder do ranking que traduz as preferências de um painel de 6.703 consumidores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo contava, às 17h20 de 2 de Fevereiro – cinco dias depois de ter sido publicado no canal da Budweiser-, com mais de 21 milhões de visualizações no Youtube. O anúncio do ano passado já conta com mais de 56,7 milhões, no mesmo canal. As empresas que queiram marcar presença nos intervalos do jogo pagam mais de 3,5 milhões de euros por cada 30 segundos de vídeo. A pergunta já foi lançada no Washington Post: “O que é que uma marca deve fazer em torno do Super Bowl?” A resposta pode passar por usar as redes sociais para potenciar o efeito do anúncio, antes e depois do dia em que se realiza o jogo.

“O Super Bowl continua a ser o palco para os anunciantes partilharem aqueles que são os seus melhores trabalhos. A promoção rápida em redes sociais e meios de comunicação ‘online’ criou espaços adicionais para que as marcas possam concretizar o investimento no Super Bowl. E isto aumentou aquele que é o desafio dos ‘marketeers'”, lê-se no Huffington Post.