A GNR de Leiria está a investigar uma nova descarga de efluentes suinícolas, ocorrida ao final deste domingo, após denúncia da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres.

Fonte do Comando Territorial de Leiria da GNR afirmou que “uma patrulha já se encontra no local”, para onde se deslocou “após denúncia”.

O porta-voz da comissão, Rui Crespo, disse à Lusa que “ao final do dia de hoje” foi surpreendido com “mau cheiro”.

“Fui à ponte [da ribeira dos Milagres], onde eram visíveis vestígios de descarga. Nesse local, há um pequeno afluente e dá para ver a diferença de cor das águas”, acrescentou Rui Crespo.

Segundo o porta-voz da comissão, “uma descarga maior ou menor vai depender da rapidez da intervenção do SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente] da GNR”.

Rui Crespo lamentou ainda que os autores das descargas, apesar de identificados pelas autoridades “sejam ilibados constantemente”. “Espero que desta vez isso não aconteça”, afirmou.

As descargas para a ribeira dos Milagres ocorrem há várias décadas, prevendo-se que o problema seja resolvido com a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES).

A 28 de junho de 2013, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, presidiu à assinatura de um protocolo que previa construir a ETES em dois anos, obra no valor de 20 milhões de euros.

O protocolo envolve o ministério, a SIMLIS, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, as autarquias da Batalha, Porto de Mós e Leiria, bem como as entidades promotoras – Recilis (empresa de tratamento e valorização de efluentes suinícolas), Be Water e a Luságua – responsáveis pela construção, instalação e exploração da ETES.

A ETES do Lis, projetada para Amor, concelho de Leiria, vai tratar cerca de 900 metros cúbicos de efluentes por dia que, a acrescer aos 280 m3 já instalados na ETAR Norte (estação de tratamento de águas residuais em Coimbrão, Leiria), irá perfazer uma capacidade total de 1.180 m3 por dia.

No final do ano passado, foi anunciado um financiamento de 45% por parte do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural para o investimento, cujo concurso público deverá ser lançado em breve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR