O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, vai ser julgado por fraude fiscal, juntamente com o seu pai, anunciou esta quinta-feira o juiz do tribunal de instrução de Gavà (Barcelona).

Apesar de o ministério público ter pedido a absolvição de Messi, o juiz deu seguimento à acusação, porque o advogado do Estado continua a imputar o futebolista, juntamente com o pai , Jorge Horacio Messi, de ser coautor de três crimes de fraude fiscal, num valor de 4,1 milhões de euros.

Para além disso, o advogado, segundo o El Pais, pede que Leo Messi seja condenado a 22 meses e meio de prisão. Isto porque a acusação “não pode ignorar” que grande parte das receitas do argentino em relação aos seus direitos de imagem foram feitas através de empresas localizadas em paraísos fiscais como o Uruguai ou o Belize. Já o pai do futebolista é acusado de organizar a rede que permitiu defraudar o fisco em 4.1 milhões de euros.

O tribunal de Gavà, que investiga o caso, vai avançar para julgamento depois de receber um documento, citado pelo El Pais, onde o magistrado a Autoridade Tributária espanhola refere que existem “indícios racionais de criminalidade.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR