Paulo Portas foi, na passada quinta-feira, homenageado pelo vice-presidente brasileiro. Michel Themer, que é também presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, ofereceu um “almoço de homenagem” ao ex-vice-primeiro-ministro português, na residência oficial, em Brasília.

Portas esteve, por diversas vezes, envolvido em processos de negociação com o Brasil, quer a nível económico ou diplomático. Na altura em que teve a seu cargo a pasta da Defesa Nacional, durante os governos de Durão Barroso e Santana Lopes, Portas conduziu o processo de privatização da OGMA – Indústria Aeronáuticas de Portugal, cujo concurso foi ganho pela empresa brasileira Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

Além do setor aeronáutico, Paulo Portas e o Governo brasileiro atuaram juntos no setor da agricultura, resolvendo vários problemas como o do vinho e do azeite e abrindo o mercado brasileiro a frutas portuguesas. Já na área da diplomacia entre Portugal e Brasil, foi no mandato de Paulo Portas enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros que se realizaram as iniciativas do Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal.

No almoço de homenagem a Portas, estiveram presentes, entre outros, vários ministros e ex-ministros brasileiros, o presidente do congresso brasileiro e o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, vários juízes federais, representantes da Embraer e representantes diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro.

Já em 2014, Paulo Portas recebeu a condecoração Aguila Azteca, a mais alta atribuída pelo México a um cidadão estrangeiro, após ter integrado uma delegação empresarial portuguesa àquele país, juntamente com Pires de Lima. Foi também a mais alta condecoração que Portas recebeu da Colômbia, em 2015. O então vice-primeiro-ministro português recebeu a Ordem de Boyacá, devido “contributo decisivo para o fortalecimento das relações diplomáticas, políticas, comerciais, culturais e de cooperação”, citava o JN. A estas condecorações de países de língua espanhola juntou-se, no início de 2016, a Grã Cruz da Ordem de Mérito de Espanha, uma distinção atribuída pelo rei de Espanha, e que foi entregue pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Apesar de ter sido entregue apenas em 2016, a atribuição desta condecoração tinha sido decida em 2013 e é referente ao período em que Portas ocupou a pasta dos Negócios Estrangeiros, referia o DN.

*Editado por Helena Pereira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR