Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia estão incapazes de voltar à sua colónia desde que um icebergue gigante lhes barrou o caminho, forçando-os a um longo desvio para encontrar comida, segundo um estudo científico.

Esta colónia de pinguins vive no Cabo Denison, um cabo rochoso situado na baía de Commonwealth, no leste da Antártida.

O icebergue B09B, que mede 100 km2, uma área equivalente à da cidade de Paris, encalhou na Baía de Commonwealth em dezembro de 2010, indicam investigadores australianos e Neozelandeses na revista Ciência da Antártida, publicada este mês.

A população da colónia de pinguins-de-Adélia foi contabilizada em cerca de 160.000 indivíduos, em fevereiro de 2011, e em dezembro de 2013 já não eram mais do que cerca de 10.000, dizem os pesquisadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chegada desta massa glaciar e a formação de gelo permanente que se seguiu forçou os pinguins a prolongar o seu percurso em 60 km para conseguir chegar ao lugar onde encontram alimentos, o que dificultava o seu processo reprodutivo.

“A população do Cabo Denison poderá extinguir-se nos próximos 20 anos, a menos que se mova o B09B, ou que o gelo permanente costeiro que se formou se quebre”, escrevem os investigadores do centro de pesquisa sobre as alterações climáticas na Universidade de Nova Gales do Sul e da “New Zealand’s West Coast Penguin Trust”.

Ao contrário do gelo do mar, o gelo permanente não deriva. Pode atingir uma espessura considerável.